Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 14/05/2020 às 16:38

Oeiras é candidata a Capital Europeia da Cultura

O Município de Oeiras vai candidatar-se a Capital Europeia da Cultura 2027. A formalização da candidatura foi aprovada ontem pelo Executivo Municipal, por unanimidade, em Reunião de Câmara.

A partir da ideia de “Cidade de Oeiras”, a candidatura será um instrumento ao serviço da organização do território, nas suas vertentes humanas e físicas.

Oeiras, localizada no coração da Área Metropolitana de Lisboa, vai gerar uma dinâmica cultural de dimensão nacional e internacional, ligando os seus vários núcleos urbanos.

Reabilitação de património cultural, criação de novos centros culturais nas artes visuais e performativas, instalação de núcleos de indústrias criativas, desenvolvimento de unidades museológicas, promoção de projetos nas áreas da literatura, do cinema e audiovisual, criação de programas de articulação entre educação, ciência e cultura, de projetos de promoção da paisagem costeira e do sistema de parques, jardins, circuitos cicláveis e pedonais, promoção de uma estratégia de turismo sustentável e de interações no domínio das novas tecnologias, são parâmetros de trabalho que estarão presentes na atividade a desenvolver pela estrutura de missão da Capital Europeia da Cultura, em estreita ligação com os serviços do Município.

O envolvimento dos cidadãos, das associações e das empresas do Concelho é elemento essencial de uma candidatura que se quer inclusiva, plural e participada.

Jorge Barreto Xavier, ex-Secretário de Estado da Cultura, antigo Diretor-Geral das Artes, líder de organizações culturais e de festivais internacionais, professor universitário e autor, atualmente a desempenhar as funções de Diretor Municipal da Educação, Desenvolvimento Social e Cultura da Câmara Municipal de Oeiras, foi designado Comissário da candidatura de Oeiras.

  • 19 de setembro
  • Às 21h30
  • 'Fala-me Disso' - Concurso de Teatro
    A final realiza-se no dia 19 de setembro no Auditório Municipal Ruy de Carvalho.
  • De 24 de setembro a 14 de novembro
  • Das 14H00 às 19H00
  • 'O Revolucionário Discreto' de Nuno Teotónio Pereira
    A Câmara Municipal de Oeiras vai inaugurar a exposição "O Revolucionário Discreto”, do arquiteto Nuno Teotónio Pereira, no Círculo da Arquitetura, no Dafundo.
    Publicado 15/09/2020 às 15:48
    As Masterclasses Cogito vão começar e prometem fazer refletir sobre o Mundo depois da Covid-19
    O 3º Ciclo de Masterclasses: os grandes desafios da humanidade, conta com um conjunto de personalidades-chave da cultura, da ciência e do pensamento dos nossos dias.
    Publicado 10/09/2020 às 12:17
    Oeiras lança Pressreader que dá acesso a mais de 7.000 jornais e revistas online
    Este serviço, online, destina-se aos utilizadores das Bibliotecas de Oeiras e tem password de acesso ao catálogo online.
  • 12 e 13 de setembro
  • 14h30 - 19h30: Interação com a obra | 21h30: Performance Ritual da Rosa Pólvora
  • “Rosa Pólvora”
    A instalação "O NOME DA ROSA - A fire art sculpture - sun mechanical & Bio generator", que foi apresentada no festival Burning Man, no deserto de Black Rock City (estado americano do Nevada), chega agora a Oeiras.
    Oeiras é candidata a Capital Europeia da Cultura