Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 18/04/2020

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios | Dia 18 de abril

​O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios celebra-se anualmente a 18 de abril.

Criado pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) a 18 de Abril de 1982, esta iniciativa pretende sensibilizar os públicos para a diversidade e vulnerabilidade do património e paralelamente realçar o esforço necessário para o proteger, preservar e dar a conhecer.

Este ano o Dia Internacional dos Monumentos é Sítios é subordinado ao tema: Património partilhado.


2020 - O PATRIMÓNIO PARTILHADO – Em Oeiras

Neste ano de exceção, em que nos encontramos limitados de circular e de poder celebrar na rua esta data, selecionámos um filme de animação, sobretudo para os mais novos e para que o possam partilhar em família, alusivo à figura de Sebastião José de Carvalho e Melo, 1º conde de Oeiras e 1º marquês de Pombal, onde em Oeiras a sua marca está bem presente, particularmente no seu Palácio da Quinta de Recreio de Oeiras. 

 Assista ao filme abaixo.

 

 


O PALÁCIO MARQUÊS DE POMBAL EM OEIRAS

Foi há muito tempo atrás, no ano de 1676, que o avô de Sebastião José de Carvalho e Melo, o futuro conde de Oeiras e marquês de Pombal, comprou as primeiras terras que estão na origem da quinta de Oeiras.
O património que hoje conhecemos resultou não só do esforço de Sebastião José como do de seus dois irmãos – Paulo António e Francisco Xavier – que planearam este espaço não só para a produção agrícola, como também para o recreio.

O palácio foi sendo melhorado e ampliado, ao longo dos tempos, assim como os seus jardins que sofreram obras entre 1750 e 1777, com a orientação de Carlos Mardel, um arquitecto que teve um papel muito importante na reconstrução da cidade de Lisboa, após o grande terramoto de 1755.
Em 1777, com a morte do rei D. José, Sebastião José foi exilado em Pombal e não voltou mais às suas propriedades de Oeiras.
Hoje este palácio e os seus jardins estão classificados como Monumento Nacional dada a sua importância histórica e patrimonial estando aberto ao público.


 Quando for possível venha visitá-lo!

 

 

Banners_DIMS_FACEBOOK.jpg 

notícia
Publicado 31/07/2020 às 12:28
A Casa da Quinta dos Sete Castelos vai ser recuperada e transformada numa residência para cientistas
O objetivo é recuperar o património arquitetónico, respeitando as suas características originais mas dotando-o de condições de conforto para se tornar numa residência para cientistas.
  • 4 de Agosto a 15 de Setembro
  • 19h30-21h00
  • Conferências de Verão no Parque dos Poetas
    De 4 de Agosto a 15 de Setembro, a Nova Acrópole Oeiras-Cascais, com o apoio do Município de Oeiras, e com a participação do Grupo de Artes «Orpheu, irá realizar um ciclo de Conferências de Verão (+Recital) no Parque dos Poetas, em Oeiras.
    Gratuito mediante inscrição prévia
    Publicado 24/07/2020 às 15:22
    Abertura de procedimento de classificação da Igreja de São Pedro
    Publicado 23/07/2020 às 12:54
    Amália Rodrigues - 100 anos
    No dia em que completaria 100 anos, o Município de Oeiras presta a sua homenagem a Amália Rodrigues, figura incontornável da música portuguesa e que tanto prestigiou Portugal.
  • De 30 de julho a 30 de outubro
  • Das 11h00 às 17h00
  • Exposição 'Danças' - De Nuno Saraiva
    Gratuito
    Dia Internacional dos Monumentos e Sítios | Dia 18 de abril