Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 01/09/2020 às 11:38

Igreja de Paço de Arcos completa no concerto inaugural do novo órgão de tubos

​​​​​



Cumpriu-se na segunda-feira à noite o primeiro concerto do novo órgão de tubos da Igreja de Paço de Arcos, com plateia completa, limitada a 200 lugares de acordo com as normas de segurança.
 
Depois de abençoado, na Missa de domingo, pelo do Cardeal Patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente, o concerto inaugural contou com as peças de Heinrich Scheidemann, Georg Böhm, Johann Gottfried Walther e, pontos altos do programa, o Prelúdio e Fuga em ré menor, de Bach, e a Sonata n.º 5, de Felix Mendelssohn.
 
Este órgão, descoberto numa mesquita em Haia, na Holanda, e recuperado com total apoio financeiro da Câmara de Oeiras, traduz a missão de dignificar as celebrações da comunidade religiosa oeirense e contribuir, simultaneamente para o seu enriquecimento cultural, permitindo a fruição pública do vasto repertório da música para o órgão.
 
Este instrumento musical, que servirá de acompanhamento litúrgico das celebrações religiosas, enriquecendo a oferta de música erudita, permitirá ainda a formação de novos músicos e compositores, dando continuidade à presença da Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo nas instalações da Paróquia de Paço de Arcos.
 
As tradições religiosas da comunidade oeirense fazem parte da sua matriz cultural e o Município de Oeiras reconhece a importância deste valioso legado.
 
bênção pelo Cardeal Patriarca de Lisboa orgão de tubos igreja de paço de arcos.jpgconcerto orgão de tubos igreja de paço de arcos.jpg


DESCRIÇÃO DO ORGÃO DE TUBOS 
É um instrumento todo mecânico de tradição neo-barroca, construído por D.A. Flentrop – Zandamm, Países Baixos, com desenho das caixas de Gerrit Westerhout, de 1951; foi construído em três fases nos anos pós-guerra por falta de capacidade financeira da comunidade da Igreja Reformada Holandesa: Grande Órgão em 1953, Positivo em 1956 e Pedal em 1960. 
Após o fecho da Igreja em Haia, em 2013, o instrumento foi desmontado pela Flentroporgelbouw e adquirido pela Paróquia de Paço de Arcos para ser colocado na Igreja Paroquial da Sagrada Família, no espaço ali previsto desde a sua construção pelo arquiteto João de Almeida, e montado durante o ano de 2020 pela Oficina e Escola de Organaria de Pedro Guimarães e Beate von Rohden.
Este órgão possui 25 registos distribuídos por 2 teclados manuais e um pedal, com um total de aproximadamente 1660 tubos, dos quais 252 são de palheta.
A sua base é um Principal de 16’ (com cerca de 5m de altura que se encontra na fachada do pedal). 
Na sua tradição barroca norte europeia não possui nenhum tubo de madeira, tem a caixa em madeira maciça e todas as bainhas dos tubos de palheta são de madeira. 
Em 1998 foi efetuada pela Flentroporgelbouw, a empresa construtora, uma grande manutenção, revisão dos someiros e das transmissões mecânicas; nesta altura a entonação foi otimizada; e foi também adicionado o Tremulant para o Positivo de costas.
 

  • Outubro, Novembro, Dezembro
  • 17H00
  • Concertos Comentados
    Durante os meses de Outubro, Novembro e Dezembro irão realizar-se concertos comentados alusivos à Música no Tempo de Marquês de Pombal.
  • de 4 a 29 de novembro
  • Diversos
  • XIII Festival West Coast
    Concertos e Masterclasses "Sob o Signo de Beethoven" em Oeiras
    Diversos
  • De 13 de Novembro a 14 de fevereiro 2021
  • Das 11h00 às 17h00
  • Exposição 'Mulheres. Entre Renoir e Amadeo' em Algés
    O Município de Oeiras apresenta a exposição 'Mulheres. Entre Renoir e Amadeo', no Palácio Anjos – Centro de Arte Contemporânea, em Algés.
    Gratuito com Entrada limitada a 30 pessoas
  • 15, 17 e 18 de outubro
  • Diversos
  • Festa do Cinema Francês em Oeiras
    A 21ª edição da Festa do Cinema Francês marca presença em Oeiras nos dias 15, 17 e 18 de outubro.
  • 15 de outubro
  • 20h30
  • Casa Calamidade
    Evento que reúne comédia e arte, satirizando o ano de 2020.
    Igreja de Paço de Arcos completa no concerto inaugural do novo órgão de tubos