Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 18/05/2020 às 08:30

Oeiras quer classificação do Aquário Vasco da Gama como bem cultural de interesse público

O Município de Oeiras vai dar início ao procedimento de classificação do Aquário Vasco da Gama como imóvel cultural de interesse público, junto da Direcção-Geral do Património Cultural da Secretaria de Estado da Cultura.

O objetivo é a sua salvaguarda, valorização e utilização pública deste edifício, localizado no Dafundo, que integra o Plano de Salvaguarda do Património Construído e Ambiental do Concelho de Oeiras (PSCACO), um instrumento de planeamento integrado no Plano Diretor Municipal, que fixa as condições arquitetónicas e urbanísticas a que deverão obedecer as intervenções de salvaguarda, valorização e revitalização do património construído prevalecendo sobre qualquer regulamento urbanístico.

O edifício do Aquário foi inaugurado em 1898 no âmbito das comemorações do 4º Centenário da Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia, na presença da Família Real e numerosas individualidades da época.

A sua construção, ordenada pela Comissão Executiva, marcou a celebração do 4.º Centenário da partida de Vasco da Gama para a viagem do Descobrimento do Caminho Marítimo para a Índia. Tendo o Rei D. Carlos sido um forte impulsionador para a edificação do Aquário Vasco da Gama, como retribuição foi atribuída uma das salas para exposição do material zoológico por ele recolhido nas campanhas oceanográficas de 1896 e 1897.

Terminando as celebrações, a propriedade do Aquário transitou para o Estado. Em fevereiro de 1901, a sua administração foi entregue à Marinha, permanecendo até hoje como instituição cultural.

 

  • 19 de setembro
  • Às 21h30
  • 'Fala-me Disso' - Concurso de Teatro
    A final realiza-se no dia 19 de setembro no Auditório Municipal Ruy de Carvalho.
  • De 24 de setembro a 14 de novembro
  • Das 14H00 às 19H00
  • 'O Revolucionário Discreto' de Nuno Teotónio Pereira
    A Câmara Municipal de Oeiras vai inaugurar a exposição "O Revolucionário Discreto”, do arquiteto Nuno Teotónio Pereira, no Círculo da Arquitetura, no Dafundo.
    Publicado 15/09/2020 às 15:48
    As Masterclasses Cogito vão começar e prometem fazer refletir sobre o Mundo depois da Covid-19
    O 3º Ciclo de Masterclasses: os grandes desafios da humanidade, conta com um conjunto de personalidades-chave da cultura, da ciência e do pensamento dos nossos dias.
    Publicado 10/09/2020 às 12:17
    Oeiras lança Pressreader que dá acesso a mais de 7.000 jornais e revistas online
    Este serviço, online, destina-se aos utilizadores das Bibliotecas de Oeiras e tem password de acesso ao catálogo online.
  • 12 e 13 de setembro
  • 14h30 - 19h30: Interação com a obra | 21h30: Performance Ritual da Rosa Pólvora
  • “Rosa Pólvora”
    A instalação "O NOME DA ROSA - A fire art sculpture - sun mechanical & Bio generator", que foi apresentada no festival Burning Man, no deserto de Black Rock City (estado americano do Nevada), chega agora a Oeiras.
    Oeiras quer classificação do Aquário Vasco da Gama como bem cultural de interesse público