Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional
agenda contactos
page background image
Publicado 18/12/2020 às 18:28

ITQB em Oeiras desenvolve teste rápido e inovador para a Covid-19

​​

O Município de Oeiras felicita o Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa (ITQB NOVA) e a equipa de investigadores que implementou um teste rápido e inovador para a COVID-19, cujos testes-piloto arrancam hoje, dia 18 de dezembro.

São testes moleculares que pela facilidade de recolha, com recurso à saliva, e custo reduzido, são particularmente adequados ao despiste de infeção por SARS-CoV-2 em locais como aeroportos, lares e escolas. Além do mais, permitem uma testagem mais frequente das comunidades, nomeadamente da população assintomática, pelo que são de extrema importância para a contenção da pandemia.

Este teste utiliza a tecnologia LAMP (método de amplificação isotérmica, do inglês Loop-mediated isothermal amplification) com deteção colorimétrica, em que, através de uma mudança de cor visível a olho nu, é possível saber em 30 a 60 minutos se uma pessoa está ou não infetada pelo vírus SARS-CoV-2.

A recolha da saliva é feita pela própria pessoa, que cospe diretamente para um recetáculo (de forma semelhante ao que é feito em exames de urina), dispensando a necessidade de utilização de zaragatoas e o recurso a pessoal especializado. Se a reação tiver resultado rosa, o teste é negativo; se for amarelo, é positivo.

O teste está agora a ser aplicado diretamente a amostras de saliva, eliminando assim a necessidade de extração do material genético do vírus, com resultados muito promissores.

Uma vez validado, o teste poderá ser sujeito à aprovação pelas entidades competentes.

Refira-se que, o desenvolvimento deste teste foi feito em colaboração com o Laboratório de Bromatologia e Defesa Biológica (Unidade Militar Laboratorial de Defesa Biológica e Química) e o Hospital das Forças Armadas.

- O Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa (ITQB NOVA) é uma unidade orgânica da Universidade Nova de Lisboa. A sua missão é a de fazer investigação científica e promover formação avançada em Ciências da Vida, Química e Tecnologias associadas, para benefício da saúde humana e do ambiente. Conta atualmente com 50 grupos de investigação e 500 investigadores, e está sedeado em Oeiras.

Ciência
Publicado 23/02/2021 às 13:45
Agenda Científica de Fevereiro em Oeiras
Promover a cultura científica, a criatividade e o ensino da ciência com e para a sociedade, é condição fundamental ao incentivo a aprender, a pensar e a intervir no mundo atual e futuro.
Publicado 22/02/2021 às 16:30
Oeiras aprova memorando de entendimento com a Escola Superior Náutica para integrar estratégia de ciência e tecnologia
Publicado 15/02/2021 às 16:13
Oeiras alarga prazo para candidaturas ao Programa de Cooperação Técnica e Científica, para os alunos do Ensino Superior
Publicado 09/02/2021 às 14:16
Agenda da Ciência - Fevereiro 2021
Fique a para das iniciativas cientificas consultando a Agenda da Ciência do mês de fevereiro de 2021.
Publicado 05/01/2021 às 11:19