Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 06/01/2020 às 09:47

Villa Oeiras de partida com Navio-Escola Sagres para dar a volta ao mundo

​Já está a navegar com o Navio-Escola Sagres o vinho produzido em Oeiras para viajar pelo Mundo, no âmbito das comemorações dos 500 anos da descoberta do Estreito de Magalhães, e já só regressa em 2021 como Villa Oeiras “Torna Viagem”.

O navio partiu na manhã  de ontem (dia 5 de janeiro), do porto de Santa Apolónia – numa cerimónia assinalada pelo Presidente da Câmara de Oeiras e o Presidente da República - com os dois barris de 280 litros de Villa Oeiras a bordo, com o objetivo deste vinho generoso obter as características de “Vinho Torna Viagem”.

Está confirmada também a presença do NRP Sagres nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a ocorrer de 18 a 27 de julho próximo, na fase inicial dos Jogos Olímpicos onde será a “Casa de Portugal”.
A bordo do navio serão feitas três receções (Rio de Janeiro - entre 10 a 15 fevereiro, Xangai - entre 07 a 11 julho e Tóquio - entre 18 a 27 Julho).

O Villa Oeiras "Torna-viagem" irá cruzar quatro vezes a linha do Equador no ano de 2020. Este será, sem dúvida, um ano marcante para este valioso património natural.
Em 2018, o Villa Oeiras foi premiado nacional e internacionalmente:  Seis prémios nacionais e internacionais foram atribuídos ao vinho generoso produzido pelo Município de Oeiras.

 

CMO-3424-navio-sagres.jpg 


Sobre o vinho de Carcavelos Villa Oeiras:

O vinho de Carcavelos faz parte da impressão digital de Oeiras. Este vinho generoso remonta ao século XIV e atingiu o seu período áureo pelas mãos laboriosas e mente acutilante de Sebastião José de Carvalho e Melo – Marquês de Pombal e Conde de Oeiras. O vinho de Carcavelos correu mundo. Entrou nas mais variadas culturas. Chegou a dar parte da sua 'alma' ao vinho do Porto de forma a proporcionar-lhe um 'corpo' e um paladar superior. Deste período fértil e auspicioso, decaiu para níveis que sem a intervenção da autarquia era expectável que deixasse de existir.

Nele se pegou e se recuperou e, hoje, a vinha continua a produzir, na encosta virada para o Tejo, na terra que sempre foi fértil, sacudida pelo vento que nos é típico, as castas. No branco, Galego Dourado, a Ratinho, a Arinto, as Rabo-de-Ovelha e a Seara-Nova; no tinto, a combinação perfeita entre as castas Castelão, Amostrinha e a Trincadeira. Castas que misturadas na medida exata, qual alquimia, dá origem ao nosso generoso.

 

 

notícia
Publicado 08/09/2020 às 14:25
COMUNICADO | Festa das Vindimas
Face às atuais infelizes circunstâncias associadas à situação pandémica, a tradicional Festa das Vindimas de Oeiras que habitualmente assinala o encerramento da vindima do Vinho de Carcavelos “Villa Oeiras”, este ano não se realizará.
Publicado 31/08/2020 às 18:34
Oeiras homenageia Patrão Lopes
No domingo, 30 de agosto, o Município de Oeiras homenageou Joaquim Lopes, Patrão Salva Vidas.
Publicado 23/07/2020 às 09:37
Gastronomia - Património Cultural de Portugal’ comemora 20 anos
Entre os dias 24 e 26 de julho de 2020 celebra-se os 20 anos da data em que a gastronomia portuguesa foi elevada a bem imaterial do património cultural de Portugal.
Publicado 26/06/2020 às 12:22
Época Balnear em Oeiras 2020 | Reserva de espaço para grupos de crianças em ocupação de tempos livres
As praias da Torre e Santo Amaro de Oeiras terão uma área reservada para este efeito de cerca de 1000 m2, com uma lotação total de 250 crianças.
Publicado 20/03/2020 às 18:47
Festas de Oeiras Canceladas
As Festas do Concelho de Oeiras, inicialmente agendas para junho, foram canceladas, no seguimento das medidas que o Município de Oeiras tem vindo a implementar para combater o surto da epidemia Covid-19.
Villa Oeiras de partida com Navio-Escola Sagres para dar a volta ao mundo