Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 03/05/2019 às 15:17

Tomada de posse dos órgãos sociais da Confraria do Vinho de Carcavelos

A tomada de posse dos órgãos sociais da Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos para o mandato 2019 I 2020 I 2021 teve lugar no sábado, dia 4 de Maio, no Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras.

A cerimónia iniciou com uma intervenção de Boas-Vindas do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, após o que o Mestre Conselheiro deu posse aos confrades eleitos, nas eleições que decorreram no dia 2 de abril, tendo sido eleita a única lista que se apresentou a este escrutínio.

Houve depois lugar a uma bênção pelo capelão da Confraria (Padre Delmar) e a cerimónia foi encerrada com as intervenções do Grão-Mestre cessante e da Grã Mestre eleita.

A cerimónia contou com uma breve animação musical a cargo de solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO) e a ela assistiram representantes do Conselho Europeu das Confrarias Enogastronómicas e da Federação das Confrarias Báquicas de Portugal.
O objetivo principal da Confraria do Vinho de Carcavelos é a promoção do vinho Carcavelos D.O.C. e a colaboração com instituições e organismos - públicos e/ou privados - que intervêm no sector vitivinícola, no enoturismo, na cultura e no património. Outra das finalidades da Confraria é a de contribuir para o estudo, avaliação e implementação das grandes linhas de orientação respeitantes à produção do “Vinho de Carcavelos D.O.C.”.

De salientar que a Confraria divulga, nas suas ações, vinho de diferentes marcas produzidos na região demarcada de Carcavelos, designadamente o “Villa Oeiras” e o “Quinta dos Pesos”, privilegiando, naturalmente as referências de Oeiras já que, atualmente, o grande produtor de Carcavelos – senão o único - é a Câmara Municipal de Oeiras que é, aliás o único município de Portugal produtor de vinho.

Nestes ainda breves 10 anos de vida a Confraria do Vinho de Carcavelos já organizou, entre inúmeras ações, um congresso internacional de confrarias enogastronómicas europeias (XIV Congresso CEUCO) e um festival europeu de vinhos. Tem também realizado provas e concursos de vinhos, bem como participado em ações de promoção que visam o incremento da valorização e da comercialização do “Vinho de Carcavelos D.O.C.”, no país e no estrangeiro onde, entre outras, regista presenças em Madrid, Manchester e Copenhaga.

notícia
Publicado 22/10/2020 às 16:01
Vinho Villa Oeiras disguinguido pela revista de vinhos Wine Enthusiast
Mais uma vez, o Vinho de Carcavelos Villa Oeiras, símbolo da recuperação de património e valorização do território e da identidade territorial, o Nosso Vinho, o Vinho da Nossa Terra e um dos melhores vinhos do mundo, foi publicamente reconhecido! 
Publicado 23/07/2020 às 09:37
Gastronomia - Património Cultural de Portugal’ comemora 20 anos
Entre os dias 24 e 26 de julho de 2020 celebra-se os 20 anos da data em que a gastronomia portuguesa foi elevada a bem imaterial do património cultural de Portugal.
Publicado 03/03/2020 às 14:40
Oeiras na BTL com Turismo, Vinho de Carcavelos e Doçaria Regional | NOVA DATA | 27 A 31 DE MAIO
Oeiras marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa de 27 a 31 maio.
Publicado 06/01/2020 às 09:47
Villa Oeiras de partida com Navio-Escola Sagres para dar a volta ao mundo
Já está a navegar com o Navio-Escola Sagres o vinho produzido em Oeiras para viajar pelo Mundo, no âmbito das comemorações dos 500 anos da descoberta do Estreito de Magalhães, e já só regressa em 2021 como Villa Oeiras “Torna Viagem”.
Publicado 11/12/2019 às 16:22
Villa Oeiras viaja pelo mundo com o Navio Escola Sagres
O vinho produzido em Oeiras vai estar, até 2021, a bordo do Navio-Escola Sagres, no âmbito das comemorações dos 500 anos da descoberta do Estreito de Magalhães e da presença do NRP Sagres nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Tomada de posse dos órgãos sociais da Confraria do Vinho de Carcavelos