Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional
agenda contactos
5 e 6 de maio

Oeiras celebra o Dia da Língua Portuguesa

Celebrar o Dia da Língua Portuguesa é, muito especialmente, celebrar a lusofonia! Os falantes de língua portuguesa ao redor do mundo formam uma grande comunidade de produção de cultura, expressão do movimento contínuo da história. Para celebrar essa riqueza e património, o Templo da Poesia no Parque dos Potas) dedicará o fim de semana, dias 5 e 6 de maio, a trazer ao público três sessões que viajarão de Camões até à poesia produzida no aqui e agora.


No dia 5 de maio, às 18:00, Sónia Sobral e Fernanda Silva trazem a performance “Involuntários da Pátria” (Intervenção Artística) ao Templo da Poesia.
17 abril de 2016, instauração do processo de impeachment de Dilma Rousseff, pelos deputados federais; 20 de abril de 2016, o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro profere uma aula pública nas escadarias da Câmara Municipal do Rio de Janeiro; julho de 2016, Sónia Sobral e a artista transexual Fernanda Silva se encontram numa residência artística em Teresina, Piauí e transmutam em performance a aula pública de Viveiros de Castro.05 de maio de 2017, o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro participou de fala sobre questões indígenas e a natureza colonial do Estado-nação brasileiro.
Finda a apresentação da performance, Sónia Sobral e Fernanda Silva participarão de uma conversa relacionada ao tema abordado na performance.”

Também no sábado, dia 5, terá lugar “Navegar é Preciso” (música e celebração), às 21:30 no Auditório do Templo.
Três das expressões musicais da lusofonia mais conhecidas pelo mundo fora – o fado, a morna e a bossa nova - reúnem-se num espetáculo musical poético que tem o desejo de ser um diálogo, uma brincadeira e uma contradança. Um encontro entre os artistas Fred Martins, Rolando Semedo e Ana Margarida que coloca em palco palavras, ritmos e linguagens.

Por último, será apresentado “Os Lusíadas –de Lisboa à Índia | Ida e Volta” (conversa / espetáculo), pelo ator António Fonseca, no domingo, dia 6, das 15:00 às 18:00, no mesmo auditório.
Os Lusíadas contam a história da primeira viagem de Lisboa à Índia, feita há mais de quinhentos anos por menos de duas centenas de Portugueses, comandados por Vasco da Gama. Uma história verídica reinventada por Camões que aproveita para reavivar alguns momentos mais significativos e dramáticos da História de Portugal. Uma aventura empolgante capaz de nos fazer rir e comover pelas suas ressonâncias na nossa história individual e coletiva.


Esta iniciativa tem a assinatura da Quanta Produções, com direção de António Terra.


INFORMAÇÕES:
templodapoesia@cm-oeiras.pt

5 e 6 de maio
Entrada gratuita, condicionada à lotação da sala Ver Detalhes Fechar
38.702058, -9.300480

​Templo da Poesia
R. José de Azambuja Proença, 2780-257 Oeiras

Publicado 02/05/2018 às 12:19
Oeiras celebra o Dia da Língua Portuguesa