Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
16 de novembro

Festival Cogito

A 3ª edição do FESTIVAL COGITO – Ideias que Transformam está a chegar. A Câmara Municipal de Oeiras, numa parceria com o Taguspark, vai realizar o Festival COGITO, um evento dedicado à partilha e discussão de ideias transformadoras.

O Festival decorre no sábado, 16 de novembro, no Centro de Congressos do Taguspark, entre as 09h30 e as 17h00. Apresenta um programa de 17 comunicações e ideias inovadoras que propõe, através de quatro painéis principais (pessoas, cidades, tecnologias e ciência | Hall of FameLAB), problematizar processos de transformação e mobilizar os cidadãos para a construção de uma visão de desenvolvimento sustentado do futuro.
 
Entre os temas a tratar, destacam-se as abordagens à arte, dança, criatividade, saúde, empreendedorismo, geografia dos transportes e mobilidade, urbanismo, arquitetura, tecnologias, inteligência artificial ou ciência.

A dupla de humoristas – Eduardo Madeira e Manuel Marques – vai conduzir e apresentar todo o Festival COGITO. A programação tem início com ideias que transformam as pessoas. O Rehumanismo, o regresso das drogas psicadélicas, a biodanza e uma nova solução para quem quer ser empreendedor, são os temas do painel pessoas. Há uma preocupação comum: desenvolvimento pessoal, aprender a lidar com os medos e a ultrapassar obstáculos.

Depois do intervalo, o painel cidades olha para um futuro em permanente mudança.  O Hub Criativo do Beato, a mobilidade, a participação e o urbanismo vão todos numa direção: no futuro estamos condenados a viver na cidade, pelo que importa tornar a cidade mais humana e com mais qualidade de vida.
 
Depois do almoço volante, o programa prossegue com o painel tecnologias, onde se discute a importância do planeamento de futuro, o impacte da Inteligência Artificial e a abordagem de dois casos relevantes da indústria nacional: a Bee2Fire mostra os seus planos para um melhor combate aos incêndios; e a BITalino apresenta uma solução que promete revolucionar o diagnóstico médico.

As comunicações terão a duração máxima de 12 minutos, sendo que logo a seguir o público tem 5 minutos para colocar questões aos oradores. No final de cada painel, haverá um espaço Speaker Corner’s onde o público terá a oportunidade de voltar a falar com os oradores, num ambiente informal.

Termina com o painel Hall of FameLAB, em que 5 comunicadores de ciência vão abordar outros tantos temas científicos transformadores. O Festival proporciona ainda um serviço kids, para crianças dos 6 aos 15 anos de idade.

O FESTIVAL COGITO é um evento que pretende promover a disseminação de ideias que vão mudar a vida quotidiana e melhorar o futuro próximo. Mais do que passar conhecimento, o objetivo é estimular aprendizagens, novo conhecimento e novas ideias transformadoras. 


 

 

  

Consulte o Programa do Festival Cogito 2019


 
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
A entrada é gratuita e requer inscrição prévia em www.cogito.pt | festivalcogito@cm-oeiras.pt

 

 


 

16 de novembro
Das 9h00 às 17h00 Ver Horário Fechar
Gratuito, com inscrição prévia Ver Detalhes Fechar

​Inscrição prévia em www.cogito.pt

Grande Auditório do Centro de Congressos do Taguspark Ver Mapa e Contactos Fechar
 
Publicado 06/11/2019 às 14:11
Festival Cogito