Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional
agenda contactos
24 de junho

Cerimónia de atribuição do nome Mário Wilson ao Estádio Municipal de Oeiras

 

O Município de Oeiras presta homenagem a Mário Wilson através da atribuição do seu nome ao Estádio Municipal de Oeiras. A cerimónia pública desta atribuição terá lugar no dia 24 de junho, às 17H30, estando presentes o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Vistas.

Esta distinção, a título póstumo, surge do reconhecimento pelo mérito do serviço público prestado por esta personalidade, pelo seu desempenho, dedicação e determinação nas várias funções desempenhadas.

Mário Wilson nasceu a 17 de Outubro de 1929, em Lourenço Marques (Maputo), local onde começou a jogar futebol, no Desportivo de Lourenço Marques, onde se sagrou campeão.

Aos 19 anos foi contratado pelo Sporting, onde logo na primeira época foi considerado como o melhor goleador da equipa e na segunda foi campeão nacional.

Foi na Académica de Coimbra, onde terminou a carreira como jogador, que Mário Wilson começou como treinador e foi sob seu comando que este clube conseguiu a melhor classificação de sempre, um segundo lugar.

Ficou conhecido como “Capitão” desde os tempos de Coimbra e foi o primeiro treinador português a ser campeão nacional do Benfica (1975/76), clube onde ganhou duas Taças de Portugal.

Após uma passagem por Marrocos, onde treinava a equipa real a convite de Artur Jorge, regressa a Portugal, em 1995, assumindo a liderança do Benfica, onde vence uma Taça de Portugal e onde passa a ser o “bombeiro de serviço” para apagar os fogos deste clube, para o qual foi chamado cinco vezes para comandar.

Durante a sua estada em Marrocos foi presidente do Círculo de Amizade Portugal-Marrocos.

O Presidente da República Jorge Sampaio fê-lo Comendador da Ordem de Mérito. Foi também galardoado pelo Governo e outras instituições nacionais e internacionais, entre as quais a Câmara Municipal de Oeiras, que lhe atribuiu duas Medalhas de Mérito, Grau Prata em 1994 e Grau Ouro em 2011.

Após o seu falecimento, é a segunda homenagem que Oeiras lhe presta, tendo decorrido em fevereiro de 2017 o primeiro “Torneio de Futebol Infantil – Mário Wilson”, no Estádio Municipal de Oeiras.

O “Capitão” teve forte ligação a Oeiras, onde viveu grande parte da vida com a sua família (mulher e deis filhos). Aqui abriu, em 1992, um dos primeiros health clubs locais, que ainda hoje se encontra em funcionamento, no Bairro Augusto de Castro.

Um Homem que se destacou pelo seu humanismo e generosidade, que é como Mário Wilson é lembrado em Oeiras.

INAUG. Estádio_M_Mário_Wilson_17-02.jpg 

24 de junho
Entrada livre Ver Detalhes Fechar
38.70061, -9.303928
Publicado 20/06/2017 às 10:09
Cerimónia de atribuição do nome Mário Wilson ao Estádio Municipal de Oeiras