Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
30 de novembro

Encerramento da Programação EDDINGTON@SUNDY: 100 Anos Depois

100 anos depois da primeira confirmação da Teoria da Relatividade Geral de Einstein, a programação das celebrações do centenário das observações do Eclipse solar total de 1919 Eddington na Sundy é encerrada num evento no Museu da Pólvora Negra, em Oeiras.

Oeiras, enquanto financiadora maioritária na aquisição de um planetário que ficará no Espaço Ciência e História Sundy, na Ilha do Príncipe, vai ser a anfitriã do encerramento de um ciclo de iniciativas da programação Eddington@Sundy: 100 anos depois, que terá lugar no dia 30 de novembro, às 15:00, no Museu da Pólvora Negra, localizado na Fábrica da Pólvora de Barcarena. Este evento está enquadrado na Semana da Ciência e Tecnologia 2019, que culmina nesse mesmo dia.

Numa organização conjunta entre o Eddington@Sundy e a Câmara Municipal de Oeiras, este evento reunirá oradores de Portugal, Brasil e São Tomé e Príncipe para ser contada uma história global e transatlântica, em Língua Portuguesa, encerrando-se assim um ciclo de iniciativas da programação Eddington na Sundy: 100 anos depois.

Durante o ano de 2019 celebraram-se os 100 anos da confirmação experimental da Teoria da Relatividade Geral de Einstein, um marco mundialmente relevante para a História e para a Ciência.

Ao longo das celebrações o legado da organização Eddington@Sundy reflete-se em publicações, exposições e no Espaço Ciência Sundy. O Espaço Ciência Sundy, na ilha do Príncipe, pretende ser um Espaço dinâmico e vivo de Ciência enquadrado no plano de desenvolvimento sustentável da ilha do Príncipe e, por isso, alinhado com os princípios de uma Educação de qualidade, bem como com a promoção de um turismo responsável naquela Região. Em conjunto com parceiros internacionais este Espaço de Ciência irá receber, em breve, um planetário no qual a Câmara Municipal de Oeiras é financiadora maioritária.

Recorde-se que o Município de Oeiras apoia financeiramente o Governo Regional do Príncipe para a aquisição de um planetário, que ficará no Espaço Ciência e História Sundy. Este equipamento constituirá a pedra fundamental do legado físico da Ciência e da História que liga a Ilha do Príncipe à primeira validação experimental da Teoria Geral da Relatividade de Einstein, bem como irá consubstanciar um recurso didático e pedagógico para servir a Educação naquela região. Para a aquisição deste equipamento, a Câmara Municipal de Oeiras atribuiu uma verba no valor de €30.000, concedida através da celebração do protocolo de cooperação entre o Município de Oeiras e o Governo Regional do Príncipe. 


 

PROGRAMA E MAIS INFORMAÇÕES:

Consulte aqui o programa.

Para mais informações: Mail: eddingtonatsundy@gmail.com

30 de novembro
Das 15h30 às 18h30 Ver Horário Fechar
Museu da Pólvora Negra Ver Mapa e Contactos Fechar
 
Publicado 27/11/2019 às 12:15
Encerramento da Programação EDDINGTON@SUNDY: 100 Anos Depois