Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
24 de setembro

O Digital e o Político: Populismo versus Ecologia?

banner-jose gil.jpg

 

 

José Gil, o autor do livro "Portugal Hoje – O Medo de Existir" vem ao COGITO para falar sobre "O Digital e o Político: Populismo versus Ecologia?" José Gil vai refletir sobre o impacto das redes sociais na sociedade e na comunicação política e como isso pode, ou não, alterar comportamentos e mentalidades. Será que a velocidade da comunicação digital favorece a criação de movimentos populistas? E será que este imediatismo entra em conflito com visões de longo prazo, cujos resultados demoram a colher, como é o caso da ecologia? Temos tempo para pensar o tempo?

 

Muitos decretaram a morte da filosofia, mas parece que afinal, no século da incerteza, nunca precisámos tanto de filosofar o mundo e a vida. Pensador refinado e atento, José Gil é um poço de sabedoria e uma das referências que precisamos para navegar nas águas turbulentas do século XXI.

 

José Gil nasceu em Moçambique e doutorou-se em Filosofia na Universidade de Paris (1982), com um estudo sobre "O Corpo como Campo do Poder", sob a orientação de François Châtelet. Foi professor catedrático de Filosofia na Universidade Nova, ensinou na Holanda, em França e no Brasil. Foi Directeur de Programme do Collège International de Philosophie de Paris.

 

Publicou vários livros sobre Estética, Filosofia Política, Fernando Pessoa e Filosofia do corpo, entre as quais «Metamorfoses do corpo» (1997), «A imagem-nua» (1996), «Portugal Hoje: o Medo de Existir» (2004), «Caos e Ritmo« (2018). Algumas da suas obras estão publicadas no Brasil e traduzidas em Espanha, Sérvia, França, Itália e nos Estados Unidos.

 

Programa 2019


INFORMAÇÕES:

Palácio Marquês de Pombal
Tel: 214 406 337 maria.amandio@cm-oeiras.pt

Saiba mais em www.cogito.pt

 


 

 

 

 

 

24 de setembro
Entrada livre, condicionada à lotação da sala Ver Detalhes Fechar
Palácio Marquês de Pombal Ver Mapa e Contactos Fechar
38.692577, -9.314646

​Palácio Marquês de Pombal
Largo Marquês Pombal 21, Oeiras

Publicado 19/09/2019 às 15:28
O Digital e o Político: Populismo versus Ecologia?