Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
22 junho

Conversas na Aldeia Global

 

Na próxima sessão do ciclo “Conversas na Aldeia Global” o tema será “Uma Nova Época Para as Relações Internacionais”, com Francisco Seixas da Costa. O encontro está marcado para o dia 22 de junho, às 21H30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras. A moderação é de Vasco Trigo. A entrada é livre.

O projeto Conversas na Aldeia Global, este ano é dedicado ao tema "Futuro Sustentável" e inspirado na Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável para transformar o nosso mundo e nos 17 objetivos globais para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Francisco Seixas da Costa, sob o mote "Uma Nova Época Para as Relações Internacionais?", procura refletir sobre as principais metamorfoses do mundo e a evolução de fatores estruturais que determinarão os fenómenos de cooperação, de concorrência e de conflitos das próximas décadas.

Quais as principais evoluções geopolíticas nos próximos anos? A competição internacional pelo acesso aos mercados e aos recursos pressionará todas as economias e sociedades? Como vai ser o relacionamento entre Washington e Moscovo? Em 2030… vão surgir novos confrontos entre grandes potências? A China será a primeira potência mundial? Ter-se-á resolvido o conflito israelo-palestiniano?

Francisco Seixas da Costa tem uma vasta experiência na representação de Portugal pelo mundo. Licenciado em Ciências Sociais e Políticas pela Universidade Técnica de Lisboa, foi diplomata entre 1975 e 2013, tendo estado colocado em Oslo (1979-1982), Luanda (1982-1986) e Londres (1990-1994), para além de ter exercido cargos dirigentes no Ministério dos Negócios Estrangeiros. Entre 1995 e 2001, foi Secretário de Estado dos Assuntos Europeus.

A partir de 2001, foi, sucessivamente, embaixador português junto das Nações Unidas, em Nova Iorque, junto da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, em Viena, no Brasil, em França e, cumulativamente, junto da UNESCO. Foi presidente do Conselho Geral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. É consultor da Faculdade de Economia, da Universidade de Coimbra, e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Foi Diretor Executivo do Centro Norte-Sul, do Conselho da Europa. Desde 2013, preside ao Conselho Consultivo internacional da Fundação Calouste Gulbenkian, integra o Conselho Estratégico da empresa Mota-Engil e é administrador independente da empresa Jerónimo Martins. Desde 2014, é docente da Universidade Autónoma e administrador independente da empresa Mota-Engil Africa. Desde 2016, é administrador independente da empresa EDP Renováveis. É colunista e colaborador de diversas publicações e autor e co-autor de várias obras sobre questões internacionais e de segurança. A moderação é de Vasco Trigo.
Contamos consigo!


Moderador: Vasco Trigo

 

aldeia_global.jpg 

notícia
Publicado 10/09/2020 às 12:17
Oeiras lança Pressreader que dá acesso a mais de 7.000 jornais e revistas online
Este serviço, online, destina-se aos utilizadores das Bibliotecas de Oeiras e tem password de acesso ao catálogo online.
Publicado 05/05/2020 às 15:33
Bibliotecas Municipais de Oeiras já reabriram
As três bibliotecas municipais de Oeiras – Algés, Carnaxide e Oeiras – reabrem as portas dia 6 de maio, com um novo horário e regras, de higiene e de utilização, adaptadas à crise pandémica atual.
  • 23 de abril
  • Às 21h30
  • Café com Letras Online
    Rodrigo Guedes de Carvalho vai estar no Café com Letras Online, no âmbito do Dia Mundial do Livro. Evento partilhado através do facebook do Município de Oeiras.
    Livre
  • 17 de janeiro
  • Às 21h30
  • Café com Letras convida Luís Sepúlveda
    O Café com Letras pretende ser um ponto de encontro entre autores consagrados de língua portuguesa e estrangeira e o seu público.
    Entrada gratuita
  • De 7 de janeiro a 6 de fevereiro
  • Até às 24h00
  • Queimar as Pestanas
    As Bibliotecas Municipais alargam o tempo de abertura ao público, a pensar nos estudantes.
    22 junho

    ​Para jovens e adultos.

    Entrada livre Ver Detalhes Fechar
    Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras Ver Mapa e Contactos Fechar
    38.691777, -9.303929

    ​Av. Dr. Francisco de Sá Carneiro  17,
    2780-241 Oeiras 

    INFORMAÇÕES
    Biblioteca Municipal de Oeiras  | Tel. 214 406 337 | maria.amandio@cm-oeiras.pt

    Mais informações:
    Blog: http://oeiras-a-ler.blogspot.com

    Publicado 27/05/2017 às 15:30
    Conversas na Aldeia Global