Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 04/07/2017 às 12:36

​Túnel de Algés: não é preciso ser escuro. Pode ser bonito.

Em vésperas de mais uma edição – a décima primeira – do festival NOS Alive no Passeio Marítimo de Algés, é revelado o novo aspeto da passagem pedonal inferior da estação de comboios de Algés.
Os artistas Jorge Cordeiro, Pedro Esteves, Nomen, 2upla Brunogiao e Lucianosilvantes participaram na renovação e decoração do local com uma intervenção de arte urbana que explora diferentes dimensões e diferentes linguagens evocando as vivências do espaço: a ‘fábrica da mobilidade’, um espaço onde se produz transporte remetendo para um imaginário fabril com segmentos industriais justapostos aos transportes públicos, a ecologia e o civismo, associadas à magia da música, espelhando diferentes sensações associadas ao convívio, à festa e aos festivais, destacando o papel estratégico desta estação enquanto acesso privilegiado a um dos maiores palcos de eventos do País.
Resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Oeiras, a Infraestruturas de Portugal e a CP-Comboios de Portugal, esta intervenção incluiu ainda a beneficiação do piso da passagem inferior e acessos às plataformas, bem como a substituição de mobiliário urbano e iluminação.

Recorde-se que esta passagem é diariamente utilizada por um número que ascende às 14 mil pessoas, largamente ultrapassado em dias em que o Passeio Marítimo acolhe eventos de grande dimensão.

Esta ação desenvolveu-se no âmbito do trabalho realizado em defesa do património ferroviário edificado que tem, nos últimos anos, sido alvo de uma forma particular de vandalismo e desvirtuação: os graffitis não autorizados.
A intervenção de requalificação da passagem inferior pedonal da Estação de Algés é assumida enquanto contributo para a preservação e valorização de um património que é de todos e que a todos cabe cuidar.

 

CS213523.JPG 

CS213655.JPG
 

notícia
Publicado 12/01/2021 às 15:16
Ciclovia Empresarial em Paço de Arcos | Zona de estacionamento junto às Finanças
O Município de Oeiras deu início à aplicação de revestimento colorido no troço da ciclovia junto ao estacionamento junto às Finanças na Estrada de Paço de Arcos.
Publicado 22/12/2020 às 10:35
Início de empreitada do acesso pedonal do EVA a Carnaxide
Publicado 21/12/2020 às 16:59
Nova creche 'O Pombal' com capacidade para mais crianças
Além do acréscimo da capacidade de lotação para crianças em creche, foram feitas remodelações no interior do edifício, dotando-os de melhores condições e mais espaço.
Publicado 18/12/2020 às 12:20
Município de Oeiras assume total da obra de reabilitação e apetrechamento de Creche e JI em Laveiras
A Câmara Municipal de Oeiras aprovou a atribuição de uma comparticipação financeira de 200.000,00€ à Obra Social Madre Maria Clara, para apoio a obras de reabilitação e apetrechamento da Creche e JI de Nossa Senhora do Acolhimento.
Publicado 10/12/2020 às 12:56
Município de Oeiras financia obras de requalificação do Centro Social e Paroquial S. Miguel de Queijas
A Câmara Municipal de Oeiras atribuiu uma comparticipação financeira no valor de 64.700,00€ ao Centro Social e Paroquial S. Miguel de Queijas para apoio à realização das obras nas suas instalações.
​Túnel de Algés: não é preciso ser escuro. Pode ser bonito.