Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 13/07/2017 às 16:59

Sensibilização ambiental no Bairro dos Navegadores

Promovido pela Câmara Municipal de Oeiras desde o ano 2005, o projeto Bairro Limpo tem como objetivo ocupar os tempos livres de jovens e seniores em atividades de limpeza e manutenção de espaços públicos no seu bairro de residência.

 

Desenvolvido em três bairros municipais (Navegadores, Pombal e Outurela), este ano, no Bairro dos Navegadores, o projeto foi alargado a todas as faixas etárias – desde o jardim-de-infância à população sénior – da comunidade local (moradores, comércio, serviços, escolas e associações).

No âmbito deste projeto foram dinamizadas, durante o ano letivo de 2016/2017, 24 ações de sensibilização ambiental na escola EB Pedro Álvares Cabral, nas temáticas da separação de resíduos, utilização racional de energia, boas práticas com os animais de companhia em meio urbano e uso racional da água, envolvendo um total de cerca de 200 alunos, docentes, educadores de infância e assistentes operacionais.

As respostas a um questionário sobre boas práticas ambientais na escola permitiram concluir que a grande maioria dos docentes, educadores de infância e assistentes operacionais já faz a separação seletiva de resíduos, desliga as luzes ao sair da sala de aula e utiliza os equipamentos de climatização apenas quando necessário.

Paralelamente foi elaborada, para a EB Pedro Álvares Cabral e a creche Rainha D. Leonor uma etiqueta energética no âmbito da campanha europeia DISPLAY, disponibilizando informação sobre o desempenho energético e ambiental dos edifícios escolares, nomeadamente ao nível das emissões de CO2 e dos consumos de água e de energia.

No intuito de consciencializar os alunos para a limpeza, separação e deposição de resíduos nos equipamentos adequados e preservação do espaço público da escola, decorreu uma iniciativa que contou com a participação dos alunos do 4.º ano da EB Pedro Álvares Cabral.

As crianças realizaram a limpeza do recinto e arredores da escola, apanhando e varrendo o lixo que se encontrava no chão. No final da atividade contaram-se cinco sacos de 360 litros cheios de lixo. O lixo reciclável foi separado e depositado corretamente nos equipamentos de deposição de resíduos. A ação contou com o apoio da equipa de jovens participantes no projeto Bairro Limpo, além dos alunos e professores.

20170509_142704.jpg 

notícia
Publicado 30/07/2020 às 16:45
Município de Oeiras atribui subsídio a agrupamentos de escolas para realização de campos de férias
Sob rígidas medidas de segurança devido à pandemia, o Município de Oeiras manteve a realização do “Mexe-te nas férias” neste verão. Um programa de atividades para ocupação dos tempos livres nas férias escolares.
Publicado 30/07/2020 às 10:56
Projeto TransforMar na Praia de Santo Amaro de Oeiras
Está de regresso a Oeiras o projeto TransforMAR que, desde a primeira edição, já permitiu recolher mais de quatro toneladas de plástico reciclável.
Publicado 28/07/2020 às 10:58
Alunos beneficiam de apoio da Câmara Municipal de Oeiras para viagens de estudo
Mais de uma centena de alunos da Escola Secundária Quinta do Marquês e Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos, beneficiaram de viagens de estudo a Londres e aos Açores, agora financeiramente apoiadas pela Câmara de Oeiras.
Publicado 24/07/2020 às 11:30
Câmara de Oeiras atribui apoio financeiro à Escola Secundária Quinta do Marquês para publicação de brochuras
A Escola Secundária Quinta do Marquês vai publicar duas brochuras, uma sobre os 25 anos da Escola e outra no âmbito do projeto do Clube Ciência Viva da Escola, contando com o apoio financeiro de 3 mil euros dado pela Câmara de Oeiras.
Publicado 30/06/2020 às 15:40
Quatro escolas de Oeiras no top 10 das melhores do distrito de Lisboa
A Escola Secundária de Miraflores, a Escola Secundária Prof. José Augusto Lucas, a Secundária Sebastião e Silva e a Secundária da Quinta do Marquês, partilham o top 10 com outras seis escolas públicas do concelho de Lisboa.
Sensibilização ambiental no Bairro dos Navegadores