Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional
agenda contactos
page background image
Publicado 02/02/2015

Restaurado pombal da Quinta da Barreira

 

O antigo pombal da Quinta da Barreira, em Porto Salvo, foi recentemente objeto de uma obra de restauro, promovida pelo Município.

Pequena peça de arquitetura do século XVIII de planta circular e cobertura em abóbada, que pela sua forma e características constitui um importante marco na paisagem urbana do aglomerado em que se insere, este pombal esteve, em tempos, integrado numa grande quinta designada da Barreira encontrando-se hoje, mercê da expansão urbana da zona, rodeado de edifícios de habitação.
A construção insere-se numa parcela de terreno, quadrangular, com pouco mais de 100 metros quadrados que, nos termos do alvará de loteamento nº 3/1976, foi cedida para o domínio público municipal.
O pombal encontrava-se sem qualquer cuidado desde muito antes da sua cedência.
A obra de restauro permitiu manter cores e texturas originais. O logradouro foi pavimentado com calçada para que o local se torne em zona de estadia e foram mantidas as espécies vegetais.

O projeto e obra são da responsabilidade do Núcleo de Projeto da Divião de Projetos Especiais do Departamento de Habitação e da Reabilitação Urbana, tendo a empreitada sido adjudicada à empresa Monumenta – Reabilitação do Edificado e Conservação do Património, Lda., pelo valor de dez mil e 500 euros.

 

  • 17 e 18 de abril
  • Diversos
  • Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2021
    gratuito sujeito a inscrição
    Publicado 12/04/2021 às 14:06
    O vinho 'Villa Oeiras' ganha mais dois prémios
    De um vasto número de vinhos produzidos em Portugal, o ‘Villa Oeiras Colheita 2009’ foi distinguido com o “Grande Prémio - A Escolha de Imprensa 2020” atribuído ex-aequo aos três melhores vinhos fortificados a concurso.
    Publicado 09/04/2021 às 19:33
    Novo edifício da PHC Software e escultura de homenagem a Nelson Mandela inaugurados no Taguspark
    O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, assinalou esta manhã dois momentos de grande significado para o Município e para o Taguspark.
    Publicado 07/04/2021 às 16:02
    Município de Oeiras aprovou compartipações financeiras no valor de 25.653,50€ para Freguesia de Porto Salvo
    A Câmara Municipal de Oeiras aprovou a atribuição de comparticipações financeiras à Freguesia de Porto Salvo, no montante global de 25.623,50€.
    Publicado 31/03/2021 às 12:03
    Município de Oeiras convida população a visitar Quinta da Cartuxa
    O Município de Oeiras convida a população a participar numa visita à Quinta da Cartuxa, antes do início dos trabalhos que vão iniciar-se em breve.
    Restaurado pombal da Quinta da Barreira