Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 13/06/2017 às 11:28

Requalificação da Frente Marginal candidata ao Portugal 2020

Promover a ligação ampla, suave e mais espontânea entre o Jardim Municipal de Paço de Arcos e a Praça Guilherme Gomes Fernandes, garantindo a continuidade pedonal entre os dois espaços, é a principal finalidade do projeto da requalificação da Frente Marginal em Paço de Arcos objeto de candidatura a financiamento europeu no âmbito do Portugal 2020.

Os dois espaços, distantes física mas sobretudo psicologicamente, apresentam um desnível de 1,5 metros entre si, que começou por motivar a decisão de anular o muro de suporte existente e fazer uma ampla passagem pedonal de nível com a Praça Guilherme Gomes Fernandes, recuperando a cota de soleira da ruína a requalificar, desaterrando-a, e depois para poente, fazer a ligação em rampa até à cota da Rua de São João.

A relação de altura entre a área de intervenção e a Avenida Marginal apresenta-se neste contexto como um desafio. A cota de soleira da ruína a recuperar (3.05m) e da Rua da Vista Alegre (2.67m) estão abaixo da cota da Avenida Marginal (4.00m), o que torna a utilização deste espaço menos atrativa, face ao ruído e à proximidade física aos automóveis.

Em traços gerais o projeto prevê, assim, a instalação de pavimentos pedonais com desenho urbano que confiram identidade a este espaço

Com vista a mitigar o desconforto de utilização, o projeto propõe a criação de um canteiro delimitado por um murete banco, cuja modelação e revestimento vegetal minimize a relação visual com a via e reduza o ruído inerente, onde se enquadrarão as palmeiras existentes e que se opta por manter.

Em traços gerais o projeto prevê, assim, a instalação de pavimentos pedonais com desenho urbano que confiram identidade a este espaço, a par da recuperação dos pavimentos pedonais existentes; a criação de uma zona verde em talude, promovendo uma separação efetiva em relação à Marginal, tanto visual como auditiva, com utilização de elementos da flora bem adaptados à proximidade do mar; a instalação de mobiliário urbano e iluminação pública e a infraestruturação ao nível de drenagem pluvial e doméstica.

frentemarginal.jpg 

notícia
Publicado 22/10/2020 às 15:01
Obras de requalificação em Tercena
O município de Oeiras vai dar início aos trabalhos de requalificação dos arruamentos da Rua da Constituição e da Rua da Juventude em Tercena.
Publicado 22/10/2020 às 11:02
Requalificação da Avenida Carolina Michaelis em Linda-a-Velha beneficia a segurança
O conforto urbano, em especial para os idosos e pessoas com mobilidade condicionada, foi uma das grandes apostas na requalificação da Avenida Carolina Michaelis, em Linda-a-Velha,
Publicado 20/10/2020 às 15:05
Combus já tem data para operar em todo o território
Este transporte gratuito de Oeiras vai começar a operar em Carnaxide e Queijas já a partir de 2 de novembro.
Publicado 13/10/2020 às 14:41
Município aposta no conforto urbano das ruas do concelho
Dia 15 de Outubro às 12h00 a renovada Avenida Carolina Michaelis em Linda-a-Velha será inaugurada.
Publicado 12/10/2020 às 10:26
Trabalhos de manutenção e conservação de pavimentos em Queijas
O Município de Oeiras está a proceder à realização de trabalhos de manutenção e conservação de pavimentos rodoviários na rua Quinta do Bonfim em Queijas.​
Requalificação da Frente Marginal candidata ao Portugal 2020