Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 15/06/2016

O Passeio Marítimo é para andar

A terceira fase do Passeio Marítimo reiniciou-se e a ligação Oeiras e Algés pelo litoral está cada vez mais perto.

 

Depois de uma providência cautelar interposta pela associação Vamos Salvar o Jamor para que as obras no Passeio Marítimo fossem suspensas, a autarquia de Oeiras reagiu desenvolvendo as formalidades legais, nomeadamente a apresentação de uma Resolução Fundamentada junto do Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra após a Assembleia Municipal ter aprovado uma moção com os votos favoráveis do movimento independente IOMAF e do PSD e os votos contra do PS, CDU, CDS/PP e Bloco de Esquerda, para o retomar da obra. O que aconteceu no passado dia 12 de maio.


   CS207000.jpg CS207043.jpg CS207041.JPG

 

A obra em causa consiste na criação de um Passeio Marítimo entre o Forte de São Bruno (em frente à estação da CP de Caxias) e a Praia da Cruz-Quebrada, com faixas dedicadas à circulação de peões – 5 metros de largura, e de ciclistas – 2,5 metro. A justificação da Associação acima supracitada para a providência cautelar prende-se com o entendimento que possuem de que a praia de Caxias, com esta obra, irá desaparecer. A autarquia, num panfleto que organizou de forma a informar a população, afirma que: ‘O pequeno areal, a nascente do Forte de São Bruno, na praia grande de Caxias, entre o Forte de Giribita (Paço de Arcos) e o Forte de São Bruno, não haverá qualquer intervenção. A praia mantem-se sendo requalificada com passeio marítimo, ciclovia e apoios de praia’.

 
 
 

 
Paulo Vistas afirmou: ‘ A população, na sua maioria, quer o Passeio Marítimo. Basta ir um dia normal ao Passeio já existente para nos apercebermos da afluência, da quantidade de pessoas que dele se apropriam para os mais diversos fins, seja andar, correr, estar… se nos focarmos na providência cautelar que um grupo de pessoas ativou, embora respeitando porque sempre respeitarei os mecanismos democráticos que temos à disposição, creio que a providência advém de um certo desconhecimento da obra’.

Esta fase faz parte do plano de se ligar Oeiras a Algés através do Passeio Marítimo. Um sonho que se vem tornando realidade e que a autarquia está certa de o concretizar num futuro próximo.

notícia
Publicado 17/09/2020 às 16:46
Pavimentação em Queluz de Baixo
O Município de Oeiras vai proceder à realização de trabalhos e pavimentação nas Ruas Vasco Coutinho, Ivone Silva, D. João II e Jorge Mineiro, em Queluz de Baixo, a partir do dia 23 de setembro.
Publicado 17/08/2020 às 17:23
Implementação de Passagem Superior Norte no Parque dos Poetas
O Município de Oeiras vai proceder aos trabalhos de montagem da Passagem Pedonal Superior sobre a Rua São Salvador da Baía em Oeiras.
Publicado 31/07/2020 às 12:28
A Casa da Quinta dos Sete Castelos vai ser recuperada e transformada numa residência para cientistas
O objetivo é recuperar o património arquitetónico, respeitando as suas características originais mas dotando-o de condições de conforto para se tornar numa residência para cientistas.
Publicado 17/07/2020 às 18:27
Obras de pavimentação na Rua Dr. José da Cunha em Oeiras
O Município vai proceder a trabalhos de pavimentação neste arruamento.
Publicado 17/07/2020 às 10:52
Repavimentação da Estrada de Queluz
Visando a melhoria da segurança e a circulação automóvel, o Município de Oeiras irá iniciar as obras de repavimentação da Estrada de Queluz no próximo dia 20 de julho.
O Passeio Marítimo é para andar