Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 19/01/2018 às 15:33

Oeiras apoia construção de centro para pessoas com deficiência em Cabo Verde

O município de Oeiras vai oferecer à cidade da Praia o projeto para um centro de apoio a pessoas com deficiência, anunciaram na capital cabo-verdiana os autarcas dos dois municípios, Isaltino Morais e Óscar Santos.

"O município de Oeiras irá oferecer a execução do projeto para a instalação de um equipamento destinado ao apoio a pessoas com deficiência", disse Isaltino Morais.

O presidente da câmara de Oeiras cumpre, até segunda-feira, uma visita a Cabo Verde, com atividades previstas na ilha de Santiago e uma deslocação à ilha de São Vicente, tendo sido recebido hoje por Óscar Santos na Câmara da Praia.

Isaltino Morais disse que as conversações sobre a cooperação nesta área ainda estão no início, mas sublinhou a importância deste tipo de equipamento, apontando a experiência de Oeiras – onde existem dois centros CERCI – neste setor.

"É um equipamento fundamental porque as famílias nem sempre têm condições de cuidar bem dessas pessoas e Oeiras terá muito gosto em financiar a execução deste projeto", disse.

Por seu lado, Óscar Santos disse ter aproveitado a "visita de cortesia" de Isaltino Morais para "solicitar apoios concretos".

"Temos em perspetiva a construção de um centro para deficientes na cidade da Praia. Estamos a falar de um investimento enorme em que só os projetos podem rondar os 80 mil euros e Oeiras disponibilizou-se para a elaboração do projeto", disse.

A ideia, segundo Óscar Santos, é criar um centro com diversas valências – educação, cuidados de saúde, alojamento – "capaz de receber deficientes", que deverá ficar instalado em Achada de São Filipe, bairro da periferia da cidade da Praia.

Óscar Santos mostrou-se convicto que, a partir da elaboração do projeto, será possível mobilizar apoios financeiros, nomeadamente da segurança social, estimando que dentro "de dois ou três anos" seja possível avançar com a construção.

O autarca de Oeiras adiantou ainda que a esta viagem a Cabo Verde visa "retomar o diálogo" com as autoridades e os municípios cabo-verdianos após o seu regresso à autarquia a que tinha presidido durante 24 anos (1985-2013), na sequência da vitória nas eleições de outubro do ano passado.

"Estamos a procurar retomar esse diálogo que havia com os municípios dos países de expressão portuguesa", disse, lembrando a importante comunidade cabo-verdiana residente em Oeiras.

Assinalou, por outro lado, um vasto campo para a cooperação futura entre as autarquias dos dois países.

"Os municípios têm responsabilidade de cuidar da qualidade de vida das pessoas e de satisfazer necessidades das famílias ao nível da educação, ação social, mobilidade, limpeza ou abastecimento de água. Em todas estas áreas é possível haver cooperação", indicou.

Para Óscar Santos, o abastecimento de água e saneamento é uma das áreas em que Oeiras "é um bom exemplo a seguir", devendo uma delegação da autarquia e da empresa Águas de Santiago deslocar-se a Portugal, em maio, para ver in loco a experiência do município oeirense.

notícia
Publicado 25/11/2020 às 16:44
Newsletter Informativa Nº 21
Síntese semanal das últimas notícias do concelho de Oeiras.
Publicado 20/11/2020 às 16:06
Assembleia Municipal de Oeiras | Sessão Extraordinária Nº 20/2020
Assista à Sessão da Assembleia Municipal de Oeiras de dia 24 de novembro no youtube da AM ou facebook do Município de Oeiras.
Publicado 18/11/2020 às 14:02
Exposição e venda de Natal CERCIOEIRAS'20
A Livraria-Galeria Municipal Verney, vai abrir as suas portas com a Exposição e Venda de Natal CERCIOEIRAS'20. Quem adquirir os produtos da CERCIOEIRAS estará a contribuir para a visibilidade das potencialidades das Pessoas com Deficiência Intelectual.
Publicado 16/11/2020 às 12:23
Newsletter Informativa Nº 20
Fique a par do conteúdo informativo da última semana com a leitura da Newsletter Nº 20.
Publicado 13/11/2020 às 14:37
Assembleia Municipal de Oeiras | Sessão Extraordinária Nº 19/2020
A Sessão Extraordinária N.º 19/2020 da Assembleia Municipal de Oeiras realizou-se no dia 17 de novembro. Assista à reunião através do facebook do Municipio de Oeiras ou Youtube da Assembleia Municipal.
Oeiras apoia construção de centro para pessoas com deficiência em Cabo Verde