Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 14/02/2018 às 16:43

Financiamento de 15 milhões de euros para a criação de um novo centro de investigação em Portugal

​A União Europeia atribuiu um financiamento de 15 milhões de euros para a implementação de um Centro de Investigação em Medicina Regenerativa e de Precisão em Portugal até 2024. O consórcio inclui o ITQB NOVA e CEDOC da Universidade NOVA de Lisboa, a Universidade do Minho, Universidade do Porto, Universidade de Aveiro, Universidade de Lisboa e o University College of London no Reino Unido. O Centro de Medicina Regenerativa e de Precisão Discoveries foi lançado oficialmente no dia 5 de fevereiro, em Londres.

“O Discoveries Center nasceu graças ao conhecimento que estas instituições portuguesas já têm sobre a área, que foi considerado excecional pela União Europeia. Queremos contribuir para o avanço do conhecimento científico nesta área da Medicina e o financiamento que nos foi dado vamos poder atrair os melhores cientistas e conseguir reter os mais produtivos”, segundo Paula Alves, coordenadora da participação do ITQB NOVA no consórcio. “Para Oeiras vamos trazer meio milhão de euros, que nos vai permitir contratar dois cientistas líderes de grupo e dar-lhes as melhores condições para trabalhar”.

A medicina regenerativa é uma área de investigação interdisciplinar que combina novas estratégias terapêuticas em contexto clínico para conseguir a regeneração de tecidos ou órgãos que foram lesados ou eliminados por doença ou acidente. Já a medicina de precisão é uma nova abordagem para tratamento e prevenção de doenças que considera a variabilidade entre pessoas, tornando cada doente único.


 

notícia
Publicado 20/10/2020 às 12:38
Já arrancaram as candidaturas ao Programa de Cooperação Técnica e Científica, para os alunos do ensino superior
Oeiras procura projetos inovadores para desenvolvimento local e lança desafio aos universitários para que contribuam para a criação de um território mais inteligente e sustentável.
Publicado 25/09/2020 às 16:10
Entendimento entre Município e Técnico marca novo ciclo na ciência e investigação em Oeiras
“Campus Universitário IST-Taguspark” prevê maior oferta em residência universitária, rede de ciclovias e sistema de bicicletas partilhadas, novos equipamentos culturais, desportivos e de lazer e requalificação paisagística envolvente.
Publicado 10/09/2020 às 12:17
Oeiras lança Pressreader que dá acesso a mais de 7.000 jornais e revistas online
Este serviço, online, destina-se aos utilizadores das Bibliotecas de Oeiras e tem password de acesso ao catálogo online.
Publicado 21/08/2020 às 11:26
Município de Oeiras assume entendimento com Instituto Superior Técnico para programa de atividades até 2025
Este entendimento permitirá a elaboração de um programa de desenvolvimento do Campus Universitário do Taguspark e a programação das atividades do IST no seu Pólo de Oeiras para o quinquénio 2020-2025.
Publicado 17/08/2020 às 11:20
Mais de 300 mil Euros para Instituições no âmbito da Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia 2020-2025
A Câmara Municipal de Oeiras aprovou a atribuição de um apoio financeiro no âmbito da Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia 2020-2025.
Financiamento de 15 milhões de euros para a criação de um novo centro de investigação em Portugal