Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 26/07/2018 às 16:53

Oeiras reforça Serviço de Apoio Domiciliário com alargamento de horário

​A Câmara Municipal de Oeiras aprovou ontem, em reunião de executivo, o apoio as entidades que asseguram o serviço de Apoio Domiciliário (SAD), em horário alargado.

Com este apoio as entidades passarão a garantir o horário das 08:00 às 20:00, todos os dias da semana, durante os 365 dias do ano.

Este apoio consubstanciou-se na atribuição de uma comparticipação financeira de 2.000 euros mensais, por entidade, perfazendo um total de 32 mil euros até ao final deste ano.

A concessão deste apoio extraordinário é mais um contributo para o cumprimento do objetivo primordial da permanência do idoso no contexto do meio natural de vida e pretende-se ainda contribuir para salvaguardar as necessidades básicas dos utentes e das suas famílias, representar um efetivo apoio aos cuidadores, contribuindo para a sustentabilidade das entidades que asseguram já esta resposta integrada, promovendo a possibilidade de mais entidades poderem implementar esta resposta junto dos seus utentes e, por fim, concorrer para a qualificação da resposta de SAD existente no território.

O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) constitui uma resposta social de prestação de cuidados e serviços às famílias e/ou pessoas que se encontrem em casa em situação de dependência física e/ou psíquica e que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e tarefas diárias e não dispõe de apoio familiar para o efeito.

Os seus princípios assentam em contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias, para a conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar, para a permanência das pessoas no seu meio habitual de vida, promover estratégias de desenvolvimento da autonomia, prestar cuidados e serviços adequados às necessidades, facilitar o acesso a serviços da comunidade e, por fim, reforçar as competências e capacidades das famílias e de outros cuidadores.

A medida, aprovada por unanimidade, prevê que seja implementado um projeto-piloto às quatro entidades que asseguram, atualmente, a resposta de SAD em modalidade alargada, de forma a abranger todos os utentes.Em Oeiras, existem 28 entidades com resposta de SAD, com uma capacidade para 935 utentes.

notícia
Publicado 05/08/2020 às 11:30
Oeiras viabiliza apoio domiciliário aos idosos
O Município atribuiu comparticipação financeira à APOIO, no valor de 9.425,71€, para aquisição de carrinha com isolamento térmico para distribuição de refeições.
Publicado 31/07/2020 às 16:57
Oeiras dá 160 mil euros de apoio extraordinário no âmbito do Fundo de Emergência Social
A verba destina-se a garantir a capacidade financeira das entidades acima referidas, para dar resposta às situações de vulnerabilidade social enquadradas no âmbito do FES, consequentes da situação epidemiológica em que nos encontramos.
Publicado 28/07/2020 às 14:51
Oeiras dá 100 mil euros de apoio extraordinário para refeições à população vulnerável
O Município de Oeiras aprovou um apoio extraordinário de 100 mil euros para a confeção de refeições a distribuir à população em situação de vulnerabilidade, no âmbito das medidas de combate ao surto COVID-19.
Publicado 08/07/2020 às 16:01
Contrato Local de Segurança de Oeiras
O Contrato Local de Segurança de Oeiras tem, ao momento, vários projetos a decorrer no território de intervenção, abrangendo todas as faixas etárias.
Publicado 24/04/2020 às 16:07
Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução presta apoio jurídico gratuito
A Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE) lançou um novo serviço: o “Tele Apoio Jurídico OSAE” para ajudar os cidadãos no esclarecimento de dúvidas de foro jurídico.
Oeiras reforça Serviço de Apoio Domiciliário com alargamento de horário