Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 25/09/2018

Nova vida para o Passeio Augusto Abelaira

​Teve início no mês de julho a empreitada de requalificação do Passeio Augusto Abelaira, em Nova Oeiras.

Os trabalhos englobam o quarteirão delimitado pelas ruas Eugénio dos Santos, José Régio e Carlos Mardel e preveem a repavimentação de toda a área com pavimento confortável e garantia de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada, a criação de canteiros arbustivos e herbáceos ou relvados para enquadramento das zonas de estadia, a instalação de um parque infantil inclusivo e de um pequeno circuito de manutenção.

A obra compreende ainda o estabelecimento de zonas de estadia nas áreas com maior exposição solar e de maior conforto bioclimático, a substituição e ampliação dos órgãos de drenagem pluvial ao longo de todo o passeio, tendo em vista um mais eficiente escoamento das águas.

Recorde-se que este arruamento pedonal denotava sinais de degradação, impondo-se a necessidade de uma profunda intervenção. O projeto de requalificação desenvolvido pelos serviços municipais teve em conta os contributos da Associação de Moradores da Quinta das Palmeiras, que acompanhou o seu desenvolvimento.

A área de intervenção, aproximadamente 5.200 m2, não é particularmente ensolarada, dada a altura dos edifícios circundantes, o que implicou uma escolha criteriosa de vegetação tolerante a esta condicionante e de vegetação arbórea que produza pouco ensombramento (Ginkgo biloba).

Esta empreitada, com prazo de execução de 120 dias, representa um investimento de 306.531,41€ (mais IVA).

 

novo-passeio.gif 

notícia
Publicado 31/07/2020 às 12:28
A Casa da Quinta dos Sete Castelos vai ser recuperada e transformada numa residência para cientistas
O objetivo é recuperar o património arquitetónico, respeitando as suas características originais mas dotando-o de condições de conforto para se tornar numa residência para cientistas.
Publicado 28/07/2020 às 17:53
100% das Escolas de Oeiras sem fibrocimento nos próximos anos
Celebrado hoje acordo de colaboração entre o Município de Oeiras e o Ministério da Educação para a realização de operações de remoção de amianto em equipamentos escolares do ensino básico e secundário.
Publicado 27/07/2020 às 15:47
Oeiras investe 789 mil euros na requalificação dos espaços exteriores da Quinta da Estrangeira - Casal da Choca
A Câmara Municipal de Oeiras aprovou a abertura de um concurso público para a empreitada de requalificação dos espaços exteriores da Quinta da Estrangeira.
Publicado 27/07/2020 às 11:22
Município dá apoio financeiro à Fábrica da Igreja Paroquial de Santo António de Nova Oeiras
A Câmara Municipal de Oeiras aprovou a atribuição de um apoio financeiro de 7.5 mil euros à Fábrica da da Igreja Paroquial de Santo António de Nova Oeiras para cobrir a despesa efetuada relativamente a trabalhos de ligação a esgotos domésticos.
Publicado 23/07/2020 às 17:12
Praça Central de Queijas vai ser requalificada
Esta intervenção procura a melhoria da qualidade do espaço urbano dos seus munícipes e de todos aqueles que se interessam e desfrutam do ambiente urbano deste aglomerado, privilegiando a fruição do espaço pedonal e o conforto urbano.
Nova vida para o Passeio Augusto Abelaira