Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
ViverSaúdePrograma de Promoção de Saúde Infantil

Programa de Promoção de Saúde Infantil

A Câmara Municipal de Oeiras colabora há vários anos com o Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde (CEIDSS) na implementação e desenvolvimento do Programa MUN-SI: Programa de Promoção de Saúde Infantil em Municípios.
O MUN-SI atua em seis áreas: Escola Saudável, Família, Cidade Ativa, Formação, Investigação e Comunicação
 

O MUN-SI tem como objetivo intervir de uma forma interativa na problemática da malnutrição infantil (baixo peso, pré-obesidade e obesidade) em Portugal.

Este programa atua em seis áreas: Escola Saudável, Família, Cidade Ativa, Formação, Investigação e Comunicação, através do desenvolvimento de atividades comunitárias nos municípios.

No âmbito da área Escola Saudável, têm sido diversas as temáticas trabalhadas junto da comunidade escolar, nomeadamente 'Frutas, Hortícolas e Água', 'As Leguminosas', 'O Meu Pequeno-almoço' e 'Lanches Saudáveis'. 'Dieta Mediterrânica' foi a temática eleita para ser abordada no corrente ano letivo. 

Mais do que um padrão alimentar caracterizado por uma alimentação simples, completa, variada e equilibrada, com preferência por alimentos locais e sazonais, tendo em consideração a sustentabilidade e o meio ambiente, a dieta mediterrânica traduz-se num estilo de vida, onde a atividade física, o descanso e a convivialidade também se assumem fulcrais para a saúde.

A dieta mediterrânica traduz-se num estilo de vida onde a atividade física, o descanso e a convivialidade também se assumem fulcrais para a saúde

O programa abrange atualmente mais de 370 crianças de 16 turmas do terceiro ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os oito e os dez anos, de sete escolas do 1.º ciclo do ensino básico do Município, respetivos encarregados de educação e 16 professores.

Em Oeiras o MUN-SI resulta da parceria entre o CEIDSS e duas empresas: a Sanofi e a Nestlé. Desde 2012 envolveu um total de 53 escolas, 192 turmas, 4 875 alunos e 192 professores, contribuindo para a formação de crianças e comunidades mais saudáveis, mais informadas em saúde e que utilizam melhor os seus recursos, sendo assim mais produtivas.

 

Mais informações:

http://www.ceidss.com/

http://mun-si.com/

Você está em
SaúdePrograma de Promoção de Saúde Infantil
Programa de Promoção de Saúde Infantil