Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
ViverSaúdePrograma Eu Passo

Programa Eu Passo

Promover hábitos saudáveis e competências socio emocionais em crianças e jovens são os principais objetivos do programa Eu Passo.

​Promover hábitos saudáveis e competências socio emocionais em crianças e jovens são os principais objetivos do programa Eu Passo, que tem vindo a ser implementado ao longo dos dois últimos anos letivos (2015/16 e 2016/17) nas EBI de Miraflores e Sophia de Mello Breyner (Carnaxide) numa amostra de perto de 280 alunos e 11 professores.

O programa tem início no 5.º ano e incide na promoção de competências como o autocontrolo, a autoestima e a gestão emocional, aliadas a hábitos de vida saudáveis onde se incluem alimentação, saúde, exercício físico e higiene.

A partir do 6.º ano a intervenção torna-se mais específica, abordando a gestão emocional, a tomada de decisão, a adolescência e a pressão dos pares, a educação sexual e a prevenção do consumo de tabaco e álcool.

Deste modo, o programa intervém no momento em que, supostamente, as possibilidades de serem desenvolvidas atitudes e comportamentos relacionados com a procura de novas sensações são maiores. Na sua génese, pretende responder a problemas como o abandono escolar, a depressão na adolescência, o bullying, a desresponsabilização e mesmo o início precoce da atividade sexual.

No concelho de Oeiras, e apesar de o programa ter abrangido apenas duas escolas e uma população escolar de características muito heterogéneas – crianças procedentes de um contexto socioeconómico mais desfavorecido (EBI Sophia de Mello Breyner) e alunos provenientes de famílias de nível socioeconómico médio/alto (EBI de Miraflores) – verificaram-se resultados positivos em ambos os contextos, o que se revela encorajador em termos de continuidade.

De assinalar que o programa Eu Passo é da responsabilidade da Associação Prevenir, uma organização não-governamental sem fins lucrativos que trabalha na promoção da saúde e cujo objetivo geral é a criação, implementação, monitorização e supervisão de programas orientados para a prevenção de comportamentos desajustados.

 

Em Oeiras o programa foi implementado com o apoio da Câmara Municipal e da Sumol+Compal, no âmbito do Programa Oeiras Solidária.

 

Graças aos resultados alcançados, o programa Eu Passo foi selecionado para fazer parte da base de dados da Associação Internacional de Cidades Educadoras, recebeu o terceiro prémio na categoria da Promoção de Saúde Publica no Meio Escolar nos Prémios de Reconhecimento à Educação – Edição 2013 da iniciativa Ensino do Futuro e foi finalista do Estoril Local Answers Award 2015.

 

Mais informações em www.prevenir.eu.

 

 

Você está em
SaúdePrograma Eu Passo
Programa Eu Passo