Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
ViverSaúdeOeiras, Município Saudável

Oeiras, Município Saudável

Um dos principais objetivos do Município é a concretização de uma boa política de Saúde. A adesão da Câmara Municipal de Oeiras ao Projeto Cidade Saudável, promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é a expressão clara dessa preocupação.
A promoção da saúde é um investimento que exige o desenvolvimento de condições para a saúde física, mental e social
 

O Projeto Cidade Saudável incorpora os princípios da Saúde para Todos e tem uma visão holística da saúde, ou seja, defende que todas as áreas são importantes e podem contribuir para atingir melhores resultados em saúde.

Este projeto coloca a tónica na ação a nível local, como uma componente fundamental de qualquer estratégia ou programa nacional, que vise a promoção da saúde e do desenvolvimento sustentável.

 

A saúde é um estado de bem-estar total, físico, mental e social e não a mera ausência de doença. OMS, 1946

 

 A promoção da saúde é um investimento que exige o desenvolvimento de condições para a saúde física, mental e social. Este investimento está, principalmente, nas mãos dos próprios indivíduos, sendo no entanto necessário o apoio e suporte dos profissionais, parceiros sociais e decisores políticos, no sentido de melhorar o bem-estar e a qualidade de vida das populações, envolvendo-as e responsabilizando-as pela adoção de estilos de vida (mais) saudáveis.

O Município de Oeiras tem vindo a desenvolver, autonomamente ou em articulação com outras estruturas, um conjunto de projetos e ações que têm como objetivo geral diminuir a incidência da doença e promover a saúde e o bem-estar.

O reconhecimento da importância do trabalho em parceria e a necessidade de auscultar outros agentes intervenientes na área da saúde, levaram a Câmara Municipal de Oeiras a formar e presidir a Comissão Municipal de Saúde, um órgão de cariz consultivo. Desde 1989, a Comissão tem como objetivo contribuir para a definição de uma política de saúde municipal, fomentando o debate na área da saúde por parte das diversas entidades.

No âmbito do Projeto Cidade Saudável da Organização Mundial da Saúde, a Autarquia integra ainda a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis - http://redemunicipiossaudaveis.com/index.php/pt - uma associação de municípios que partilham a preocupação pelo desenvolvimento de um ambiente urbano saudável e equilibrado.

Você está em
SaúdeOeiras, Município Saudável
Oeiras, Município Saudável