Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
ViverSaúdeMelhor saúde para todos

Melhor saúde para todos

O estado da saúde é cada vez mais o espelho das opções tomadas por quem governa as nações, os territórios e as comunidades, obrigando, em qualquer dos casos, a considerar o cidadão como o elemento central dessas decisões.
A saúde é o maior recurso para o desenvolvimento pessoal, social e económico, enquanto pilar da vida
 

A saúde é causa e consequência do processo de desenvolvimento e o objetivo de construção de uma sociedade saudável e deverá ser um dos pilares nas opções e nas realizações relacionadas com o bem-estar, a coesão social, com o desenvolvimento das pessoas e das comunidades.

A perspetiva de desenvolvimento sustentável definida para o concelho de Oeiras identifica-se com a visão holística da saúde e com a filosofia das Cidades Saudáveis definidas e promovidas pela Organização Mundial de Saúde.

Os projetos que lhe dão corpo desempenham um papel único nos municípios, estimulando a inovação e a mudança na política local de saúde, explorando formas eficazes de traduzir, na prática e em meio urbano, os princípios e metas da Estratégia Europeia de Saúde Para Todos.

Encontra-se nesta linha, também, o trabalho que a Câmara Municipal de Oeiras tem vindo a desenvolver, juntamente com os parceiros locais, no sentido de proporcionar as melhores condições de funcionamento das entidades prestadoras de cuidados de saúde. O apoio na construção, aquisição ou manutenção de equipamentos e o apoio ao desenvolvimento de atividades e projetos, têm sido uma prioridade do Município, comprovada através das novas instalações disponíveis para prestar melhores cuidados à população.

A promoção da saúde, enquanto processo que permite aos indivíduos aumentarem o controlo sobre a sua saúde e optarem por comportamentos saudáveis, apresenta-se como um investimento que exige o desenvolvimento de condições facilitadoras da saúde física, mental e social.

Por isso, é necessário incrementar medidas que envolvam os indivíduos e os responsabilizem pela adoção de estilos de vida saudáveis, recorrendo ao apoio e suporte dos profissionais, dos parceiros sociais e dos decisores políticos.

A promoção da saúde é entendida como área estratégica para o desenvolvimento social local e como um dos elementos principais na promoção da qualidade de vida e na construção de comunidades mais felizes.

Você está em
SaúdeMelhor saúde para todos
Melhor saúde para todos