Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos

Projetos do Município

Projetos do Município na área da Mobilidade Urbana Sustentável

​Oeiras está a apostar em três projetos estruturais, inseridos no PAMUS-AML,  que pretendem reforçar a utilização dos modos suaves e apostar nos corredores dedicados ao transporte coletivo na procura de mais mobilidade sustentável.

​No âmbito do PAMUS-AML considera-se estratégica a concretização de corredores de Transportes Públicos, que se adequem às caraterísticas dos territórios e aos padrões de mobilidade da população.

- Estruturação do corredor dedicado Algés-Portela:

É uma iniciativa do município de Oeiras que dá início à concretização do primeiro troço do corredor previsto no Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa (PROT-AML), para a circular de Transportes Públicos em sítio próprio Algés-Amadora-Odivelas-Loures. Este projeto propõe a estruturação do corredor dedicado para transporte coletivo em sítio próprio entre Algés e a rua Quinta do Paizinho, cujo traçado permitirá estabelecer a ligação ao interface rodoferroviária de Algés.

 

- Ciclovia empresarial:

Criação da ciclovia empresarial na zona poente do concelho de Oeiras, que assegure as ligações entre a Estação da CP de Paço de Arcos, o Parque das Perdizes (Oeiras Park) e alguns dos principais polos empregadores e/ou de consumo existentes (Quinta da Fonte / Lagoas Park): Este projeto tem como principal objetivo o investimento em infraestruturas dedicadas aos modos suaves.

 

- Sistema Municipal de Bicicletas partilhadas de Oeiras:

Esta iniciativa pretende promover o reforço da utilização da bicicleta através da conceção e implementação de um sistema municipal de bicicletas de uso partilhado. O sistema assentará na aquisição de uma pool de 300 bicicletas, instalação de 30 estações estrategicamente localizadas (centros históricos, polos empresariais, escolas, zonas comerciais, interfaces de transporte, etc) para recolha/entrega e parqueamento de bicicletas e operacionalização do respetivo sistema de gestão.

O sistema municipal de bicicletas partilhadas permitirá melhorar a eficiência e eficácia do transporte de pessoas e bens; alterar os hábitos quotidianos para uma utilização de transportes mais limpos e eficientes; reduzir o impacte negativo do sistema de transportes sobre a saúde e segurança dos cidadãos; reduzir os impactes ambientais e energéticos.

Você está em
Mobilidade Urbana SustentávelProjetos do Município
Projetos do Município