Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos

Portugal 2020 e PAMUS

A política de mobilidade do Município pretende focar-se numa estratégia que incida sobre a promoção da utilização de transporte ecológicos e da mobilidade sustentável.

​​No âmbito do Portugal 2020 (acordo de parceria entre Portugal e a Comissão Europeia), foram criados vários programas operacionais, entre os quais o "Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos" (POSEUR).

Um dos objetivos temáticos do POSEUR é dar apoio à transição para uma economia de baixo teor de carbono em todos os setores, sendo que uma das prioridades de investimento (4.5) diz respeito à "Promoção de estratégias de baixo teor de carbono para todos os tipos de territórios, nomeadamente para as zonas urbanas, incluindo a promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável e medidas de adaptação relevantes para a atenuação".

Assim, a política de mobilidade do Município pretende refletir todas estas preocupações, e focar-se numa estratégia que incida sobre a promoção da utilização de transporte ecológicos e da mobilidade sustentável.

Em 2015, os Municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML) apresentaram candidaturas no âmbito do Portugal 2020 para a elaboração de Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano (PEDU), nos quais candidataram projetos na prioridade 4.5, os quais foram enquadrados na estratégia do PAMUS-AML (Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável).

O reforço da quota de utilização dos modos suaves permitirá reduzir a dependência em relação aos transportes individuais, assim como melhorar a qualidade do ambiente urbano e adoção de modos de vida mais ativos e saudáveis por parte da população.

Você está em
Mobilidade Urbana SustentávelPortugal 2020 e PAMUS
Portugal 2020 e PAMUS