Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
ViverMobilidadeEstacionamento em Oeiras

Estacionamento em Oeiras

O estacionamento assume um papel determinante nas políticas urbanas e de mobilidade e funciona como um elemento regulador da circulação rodoviária, pedonal e da escolha modal.

É incontornável que as necessidades de mobilidade sofreram um forte incremento e que os seus padrões se alteraram nas últimas décadas, especialmente em meio urbano. O ordenamento do território, marcado pela dispersão urbanística e de descentralização das atividades económicas conduziram a que a mobilidade nos espaços metropolitanos seja hoje muito marcada pelo uso do transporte individual (TI) , criando sérios constrangimentos ao nível do estacionamento.

O estacionamento assume um papel determinante nas políticas urbanas e de mobilidade e, quando bem gerido, funciona como um elemento regulador da circulação rodoviária, pedonal e da escolha modal.

 

A procura de estacionamento residencial no Concelho de Oeiras é mais intensa no período noturno, havendo algumas zonas com índices de ocupação e taxas de estacionamento ilegal muito elevadas, indicando a existência de uma oferta insuficiente.

A CMO, em estreita colaboração com a Empresa Municipal de Estacionamento – Parques Tejo, tem vindo a fazer um esforço no sentido de aumentar a oferta de estacionamento no Concelho, junto a zonas de interface, com vista ao incentivo à transferência modal do TI para o TC e em zonas residenciais onde a esta carência é mais evidente.

 

A existência de estacionamento no local de destino da viagem, a oferta disponível e o seu custo são aspetos determinantes na escolha do modo de transporte, em particular na utilização de TI.

Em Oeiras o estacionamento existente nas denominadas zonas de estacionamento de duração limitada (ZEDL's) é gerido e tarifado pela Empresa Municipal Parques Tejo, que através do Plano Estratégico para o Estacionamento Municipal, aprovado pela Proposta de Deliberação Nº 1/2011 define, nos seus objetivos, o reforço da capacidade de estacionamento municipal e a promoção da contenção da motorização em Oeiras, utilizando o estacionamento como instrumento dissuasor.

 

Preçário das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada (ZEDL's)

 

Zonas de Estacionamento Tarifadas

Algés

Carnaxide

Cruz Quebrada

Linda-a-Velha

Miraflores

Oeiras

Paço de Arcos

Queijas

Você está em
MobilidadeEstacionamento em Oeiras
Estacionamento em Oeiras