Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 21/09/2018 às 15:57

Nova vida para a casa Mira-Tejo

​Ficou recentemente concluída a empreitada de reabilitação do imóvel localizado no n.º 8 da Avenida Ivens, integrada no âmbito do Programa Habitação Jovem no Núcleo Antigo do Dafundo. Ficam assim disponíveis mais cinco fogos destinados a arrendamento à população jovem.

Trata-se de um edifício que integra, com outros dois edifícios municipais, o denominado conjunto Vila Shore. A casa Mira-Tejo tem presença marcante na frente marginal, com uma fachada tipo chalé – característica daquele núcleo urbano – e que originalmente daria sobre a praia do Dafundo.

Construído no início do século passado, o edifício apresenta diversas fachadas com personalidades distintas, sendo a fachada da frente marginal a principal e a mais nobremente tratada (cimalha, varanda em estrutura metálica, telhado característico das edificações tipo chalé, revestimento de azulejos na fachada e frontão). As restantes fachadas têm características mais pobres, beirados com forro em madeira, janelas de peito e rebocos caiados. A sul, a intervenção de recuperação e manutenção respeitou a imagem já consolidada.

Em termos funcionais não existiram grandes alterações à compartimentação interior inicial do imóvel, viabilizando-se a integração de dois apartamentos no piso térreo e três no piso superior. Um dos apartamentos é acessível, por forma a permitir a utilização por pessoas com mobilidade condicionada, e com usufruto de um pequeno logradouro.

Deste modo ficam disponíveis para o Programa Habitação Jovem cinco fogos, com as seguintes tipologias: dois T0 (com áreas brutas entre os 46 e 48m2), dois T1 (com áreas brutas entre os 56 e 66 m2) e um T2 (com área bruta de cera de 74 m2).A obra foi executada pela empresa Cobeng, Lda. e representou um investimento de cerca de 346.450,00€.

Recorde-se que este edifício se encontrava em avançado estado de degradação e foi nesse contexto que surgiu a decisão da aquisição e posterior intervenção, por forma a potenciar a recuperação daquele núcleo, disponibilizando uma opção de arrendamento acessível destinado à população mais jovem.

notícia
Publicado ontem às 15:26
Lançamento do concurso 'Revive' do Paço Real de Caxias
Realiza-se no dia 22 de abril o lançamento do concurso de concessão do Paço Real de Caxias. Os concursos do programa Revive, visam a valorização de edifícios com elevado valor patrimonial e cultural.
Publicado ontem às 10:52
Assembleias Participativas começam na próxima terça-feira
Realiza-se no próximo dia 23 de abril (terça-feira) na Sociedade de Educação e Recreio ‘Unidos de Leceia’ (SERUL) a primeira Assembleia Participativa.
  • 23 de abril, 2, 9, 16 e 23 de maio
  • Às 21h00
  • Assembleias Participativas - Orçamento Participativo de Oeiras
    O Orçamento Participativo de Oeiras é um mecanismo de promoção da cidadania ativa e de democracia participativa e voluntária que assenta na consulta direta aos cidadãos.
    Publicado 16/04/2019 às 09:54
    Município de Oeiras aprova prestação de contas e aplicação do resultado líquido de 2018
    A Câmara Municipal de Oeiras aprovou no dia 15 de abril, os documentos de Prestação de Contas de 2018. O Executivo Municipal aprovou também a aplicação do resultado líquido do exercício referente ao mesmo ano.
    Publicado 10/04/2019 às 16:27
    Câmara de Oeiras reabilita mais quatro edifícios para Habitação Jovem
    A Câmara Municipal de Oeiras vai reabilitar um conjunto de quatro edifícios, situados no Largo da Boavista, no centro de Oeiras, no âmbito do Programa de Habitação Jovem.
    Nova vida para a casa Mira-Tejo