Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 21/09/2018 às 15:57

Nova vida para a casa Mira-Tejo

​Ficou recentemente concluída a empreitada de reabilitação do imóvel localizado no n.º 8 da Avenida Ivens, integrada no âmbito do Programa Habitação Jovem no Núcleo Antigo do Dafundo. Ficam assim disponíveis mais cinco fogos destinados a arrendamento à população jovem.

Trata-se de um edifício que integra, com outros dois edifícios municipais, o denominado conjunto Vila Shore. A casa Mira-Tejo tem presença marcante na frente marginal, com uma fachada tipo chalé – característica daquele núcleo urbano – e que originalmente daria sobre a praia do Dafundo.

Construído no início do século passado, o edifício apresenta diversas fachadas com personalidades distintas, sendo a fachada da frente marginal a principal e a mais nobremente tratada (cimalha, varanda em estrutura metálica, telhado característico das edificações tipo chalé, revestimento de azulejos na fachada e frontão). As restantes fachadas têm características mais pobres, beirados com forro em madeira, janelas de peito e rebocos caiados. A sul, a intervenção de recuperação e manutenção respeitou a imagem já consolidada.

Em termos funcionais não existiram grandes alterações à compartimentação interior inicial do imóvel, viabilizando-se a integração de dois apartamentos no piso térreo e três no piso superior. Um dos apartamentos é acessível, por forma a permitir a utilização por pessoas com mobilidade condicionada, e com usufruto de um pequeno logradouro.

Deste modo ficam disponíveis para o Programa Habitação Jovem cinco fogos, com as seguintes tipologias: dois T0 (com áreas brutas entre os 46 e 48m2), dois T1 (com áreas brutas entre os 56 e 66 m2) e um T2 (com área bruta de cera de 74 m2).A obra foi executada pela empresa Cobeng, Lda. e representou um investimento de cerca de 346.450,00€.

Recorde-se que este edifício se encontrava em avançado estado de degradação e foi nesse contexto que surgiu a decisão da aquisição e posterior intervenção, por forma a potenciar a recuperação daquele núcleo, disponibilizando uma opção de arrendamento acessível destinado à população mais jovem.

notícia
Publicado 03/12/2018 às 11:08
Primeiro-Ministro de Cabo Verde condecorado em Visita a Oeiras
O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, condecorou esta segunda-feira o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva.
Publicado 30/11/2018 às 15:29
Contrato Local de Segurança: Oeiras aplica desporto contra violência
A par dos projetos e ações de âmbito cultural, social e desportivo para prevenção de fenómenos criminais e antissociais, o Contrato Local de Segurança (CLS) de Oeiras acrescenta agora uma nova valência: o Desporto.
Publicado 30/11/2018 às 11:25
Equipa de 'Formula Student' do Técnico recebe patrocínio da Câmara de Oeiras
A Câmara Municipal de Oeiras vai patrocinar, com um apoio financeiro de 7.500 euros, a equipa Formula Student do Técnico – FST Lisboa, que participa em provas internacionais com um carro tipo fórmula 1 elétrico contra as melhores universidades do Mundo.
Publicado 29/11/2018 às 10:57
Associação Sócio Cultural e Artística “Sem Tábuas” tem novo espaço
O Município de Oeiras vai disponibilizar à Associação Sócio Cultural e Artística “Sem Tábuas” um espaço no Centro Cultural do Bairro da Laje.
Publicado 28/11/2018 às 14:42
Workshop ‘Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas da Área Metropolitana de Lisboa’
No passado dia 27 de novembro, decorreu, no edifício da AERLIS, o Workshop Municipal do Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas, organizado pela Câmara Municipal de Oeiras e a Área Metropolitana de Lisboa.
Nova vida para a casa Mira-Tejo