Publicado 30/09/2019 às 09:45

Município de Oeiras investiu mais de 3 milhões de euros na reabilitação e apetrechamento de escolas, durante o verão

Durante a interrupção letiva, o Município de Oeiras realizou obras de reabilitação em 16 escolas do concelho, tendo investido mais de 3 milhões de euros. Após ter definido como principal prioridade para este mandato a Educação, o atual Executivo prevê investir mais de 10 milhões de euros reabilitação dos jardins de infância e escolas do 1º ciclo.

O forte investimento da autarquia na reabilitação do edificado escolar insere-se numa estratégia global para garantir as melhores condições de educação e ensino nas escolas de Oeiras, com o objetivo de ter neste concelho os melhores alunos do país, ou seja, com percursos de sucesso, sem retenção e com acesso a experiências de aprendizagem diversificadas.

“A Educação é a nossa grande prioridade pois é o maior fator de desenvolvimento social. É através da Educação que podemos criar condições para que as pessoas quebrem o ciclo de pobreza”, explica o Presidente do Município, Isaltino Morais, acrescentando que “para termos em Oeiras os melhores alunos do país e temos de investir em equipamentos escolares e educativos, em ferramentas tecnológicas, na formação dos professores, mas também na motivação de professores e alunos, envolvendo os pais e toda a comunidade”.

No dia 30 de setembro, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, visitou algumas das escolas que foram alvo de intervenções e procedeu à inauguração da escola Narcisa Pereira, em Queijas, que foi integralmente requalificada.

A requalificação desta escola, que alberga 50 crianças no pré-escolar e 175 no 1º ciclo, e que representou um investimento municipal superior a 880 mil euros, teve por objetivo criar condições para possibilitar novas formas de abordagem do curriculum e, desta forma, contribuir para a promoção do sucesso escolar.

A obra contemplou a renovação do edifício e do espaço exterior, garantindo mais conforto, novas áreas de jogo, recreio e desporto, e espaços para desenvolver atividades, como teatro, música e iniciação à experimentação científica e tecnológica.

Todo o edifício tem agora rede wi-fi; as salas de aula do 1º Ciclo, salas de atividades do pré-escolar e a sala de apoio à multideficiência têm quadro interativo; e todas as salas de aula do 1º ciclo serão equipadas com tablets para os alunos.

Outras escolas que foram alvo de intervenções:

EB Conde Ferreira (Oeiras) - 201 alunos
Requalificação do edifício e do exterior, incluindo novos aparelhos lúdicos, pista de corrida e mini polidesportivo.
Investimento: mais de 323 mil euros.

EB Conde de Oeiras (Oeiras) – 760 alunos
Substituição de Coberturas
Investimento: mais de 332 mil euros

EB Sto. António de Tercena (Barcarena) – 154 alunos
Requalificação interior dos dois blocos (A e B) e do campo de jogos
Investimento: superior a 270 mil euros

JI Luísa Ducla Soares (Algés) – 100 alunos
Requalificação do edifício e do exterior
Investimento: mais de 100 mil euros

EB D. Pedro V (Linda-a-Velha)
Reparação do exterior
Investimento: quase 39 mil euros

EB Porto Salvo (Porto Salvo)
Beneficiação do interior do edifício
Investimento: cerca de 150 mil euros

JI Sá de Miranda (Oeiras)
Requalificação do interior do edifício
Investimento: superior a 70 mil euros

JI Roberto Ivens (Cruz Quebrada)
Intervenções no exterior
Investimento: cerca de 21 mil euros

JI Tomás Ribeiro (Alto dos Barronhos)
Requalificação do interior do edifício e do exterior
Investimento: superior a 158 mil euros

EB Aquilino Ribeiro (Porto Salvo)
Requalificação da cozinha
Investimento: mais de 100 mil euros

EB Anselmo de Oliveira (Paço de Arcos)
Adaptação de duas salas para instalação de duas novas turmas de jardim de infância
Investimento: superior a 39 mil euros

EB Joaquim de Barros (Paço de Arcos)
Insonorização de sala contigua à Biblioteca Escolar para permitir a implementação do Data Science School
Investimento: superior a 12 mil euros

EB Armando Guerreiro (Linda-a-Velha)
Intervenções no exterior
Investimento: cerca de 19 mil euros

EB Amélia Vieira Vieira (Outurela/Portela)
Investimento: 7 mil euros

Outros:
Requalificação de muros e vedações nos jardins de infância e nas escolas básicas do concelho
Investimento: cerca de 156 mil euros

Apetrechamento de jardins de infância e escolas básicas do concelho
Investimento: superior a 170 mil euros

Material tecnológico
Investimento: cerca de 365 mil euros

• Data limite de inscrição - 31 de outubro
  • CineClube Oeiras – Mostra Concurso Escolar de Curtas-metragens 2019/20
    O Projeto CineClube Oeiras – Mostra Concurso Escolar de Curtas-metragens é um projeto de criação de filmes, que lança um desafio aos alunos do Ensino Secundário do Concelho de Oeiras.
    Publicado 16/10/2019 às 15:09
    Alunos de Oeiras vão aprender a fazer curtas-metragens
    O CineClube Oeiras é um projeto de criação de filmes da RUGAS Associação Cultural, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.
  • 17 de outubro
  • Às 18h00
  • Festa do Estudante 2019
    Oeiras realiza festa de boas vindas para os novos alunos do ensino superior, no dia 17 de outubro às 18h00 nos Nirvana Studios.
    Entrada livre
    Publicado 14/10/2019 às 10:41
    Assista à reunião da Assembleia Municipal de Oeiras
    Realizou-se no dia 15 de outubro, a Sessão Extraordinária nº 18/2019 da Assembleia Municipal de Oeiras. Assista à reunião.
    Publicado 09/10/2019 às 16:01
    Oeiras investe cerca de 400 mil euros no projeto Mochila Leve
    O Mochila Leve é um dos novos projetos que foi lançado no ano letivo 2018/2019 e que este ano cresceu significativamente.