Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
ViverEducaçãoPor uma escola de qualidade

Por uma escola de qualidade

A educação é um vetor estratégico no desenvolvimento do concelho de Oeiras. Este território é um dos que a nível nacional deverá prosseguir mais intensamente as metas estabelecidas na Estratégia de Lisboa.
O ideal de desenvolvimento do Município de Oeiras assenta na valorização do capital humano através da qualificação e formação dos jovens e adultos ativos
 

​O dinamismo, a marca inovadora associada a Oeiras pela forte atratividade que conseguiu exercer nas grandes empresas de base tecnológica e de ciência aplicada vão ter reflexo expressivo numa política municipal de qualificação das novas gerações que aqui residem.

Atendendo às características da nossa população e às condições de acesso à informação e ao conhecimento, não existem razões objetivas para que não sejam de Oeiras as melhores escolas do país. Este é um objetivo que o Município pretende prosseguir porque é estrategicamente incontornável. Sem se atingir esse objetivo dificilmente se poderá almejar obter sucesso nos restantes.

O ideal de desenvolvimento do Município de Oeiras assenta na valorização do capital humano através da qualificação e formação dos jovens e adultos ativos.

Escolas sem barreiras com o mundo exterior, em interatividade com todas as forças vivas do concelho, a funcionar a tempo inteiro, dotadas de laboratórios de iniciação à experimentação científica e com o uso generalizado das tecnologias de informação e comunicação, condignamente apetrechadas com refeitórios, salas de expressão física e artística. Escolas que disponibilizem estes recursos e que prestem serviços à comunidade. É neste sentido que caminhamos, enquanto sociedade.

A escola de qualidade, com oportunidades acrescidas de aprendizagem para todos, tem subjacentes três eixos fundamentais:

1. Valorização do capital natural de forma a conferir a sustentabilidade indispensável ao modelo de desenvolvimento.

2. Valorização do capital humano: qualificações, competências, capacidades e stock de experiências socialmente úteis.

3. Promoção do capital social, entendido como o conjunto de recursos organizados em redes de cooperação e entreajuda, propiciadores de uma maior participação e responsabilização cívicas, geradores de uma maior confiança dos cidadãos face às instituições e mobilizadores da comunidade para a prossecução dos grandes objetivos estratégicos.

Mais informações sobre Educação em Oeiras em http://www.educacao.cm-oeiras.pt.

Você está em
EducaçãoPor uma escola de qualidade
Por uma escola de qualidade