Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 18/06/2019 às 11:37

1500 crianças de Oeiras aprendem a fazer reanimação

A Câmara Municipal de Oeiras está a promover Workshops de introdução à temática do Suporte Básico de Vida junto de cerca de 1.500 crianças, em idade pré-escolar, de 24 equipamentos da rede solidária do concelho.

Os workshops “Brincar a Reanimar”, que são realizados em contexto escolar, ao longo dos meses de junho e julho, têm a duração de 50m e através de conteúdos e discurso ajustado, em função da idade das crianças, introduzem, sob a forma de brincadeira, a temática do Suporte Básico de Vida, sensibilizando para a pessoa que deixa de respirar.

Apesar da tenra idade, e na impossibilidade de executarem na plenitude todas as competências do algoritmo do Suporte Básico de Vida, as crianças são um grupo preferencial, de fácil acesso e motivado. Todas estas vantagens traduzem-se em ganhos quando adultos na medida em que estão mais despertos para a realização de manobras de reanimação sempre que necessário.

As crianças podem usar o conhecimento para alertar e até instruir adultos sobre a técnica mais adequada ao mesmo tempo tomarem consciência da importância de gestos que salvam vidas e da utilização correta dos serviços de emergência médica. A formação precoce reduz a ansiedade sobre os possíveis erros e aumenta acentuadamente a disponibilidade para ajudar.

Esta iniciativa insere-se no âmbito da estreita articulação que o Município de Oeiras vem mantendo com as entidades da rede solidária, contribuindo assim para a sustentabilidade e qualidade das respostas sociais prestadas.

Estes Workshops – Brincar a Reanimar - são dinamizados pela KID ON TOP, entidade com intervenção na área da prestação de serviços e promoção de produtos inovadores, direcionados para a segurança, saúde e bem-estar no processo de gestação, crescimento e desenvolvimento das crianças.

A realização destes workshops encontram-se enquadrados na estratégia do Município em criar estruturas de apoio à Família e à Infância, que passam pela implementação de projetos na área da segurança infantil que contribuam para o saudável desenvolvimento infantil.

O investimento da Autarquia neste projeto é de cerca de 5.900,00€.

 

 

CS280098.jpgCS280144.jpg 

 

 

  • 24 de agosto
  • Das 10h às 12h00
  • Café Memória
    No próximo sábado, dia 24 de agosto, das 10h às 12h00, realiza-se mais uma sessão do Café Memória.
    Gratuito
    Publicado 06/08/2019 às 16:55
    Município realiza obras de beneficiação no JI Luísa Ducla Soares
    O Município de Oeiras, iniciou no passado dia 31 de julho, obras de beneficiação no jardim de Infância Luísa Ducla Soares, em Algés.
  • 4 e 5 de setembro
  • Dia 4 a partir das 8h45 | Dia 5 a partir das 9h30
  • I Encontro de Educação de Oeiras
    O Município de Oeiras realiza nos dias 4 e 5 de setembro o I Encontro de Educação de Oeiras, sob o tema : ‘A Educação, a Escola, o Presente e o Futuro’.
    Inscrição prévia | Para profissionais da educação
    Publicado 29/07/2019 às 14:58
    Obras de beneficiação na Escola Básica Conde Ferreira
    A Câmara Municipal de Oeiras está a realizar uma obra de beneficiação na Escola Básica Conde de Ferreira em Oeiras, que compreende a execução de pinturas no interior e no exterior do espaço de ensino.
    Publicado 25/07/2019 às 16:50
    Oeiras reforça Serviço de Apoio Domiciliário
    Oeiras vai ter mais duas entidades de Serviço de Apoio Domiciliário com horário alargado, passando a ter seis instituições que prestam este serviço até às 20 horas, sete dias por semana.
    1500 crianças de Oeiras aprendem a fazer reanimação