Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 05/04/2019 às 10:20

Oeiras atribui 298 mil euros para escolas do concelho


O Município de Oeiras atribuiu um subsídio aos agrupamentos de escolas do concelho e à escola Secundária Quinta do Marquês, num total de 298.962,80 €. O apoio prestado visa garantir a prestação do indispensável serviço público da educação, com o regular desenvolvimento do ano letivo, otimizando as condições de realização das atividades escolares e de funcionamento dos espaços e equipamentos, em condições de igualdade, considerando o universo das escolas da rede pública municipal.

A par da Escola Secundária Quinta do Marquês, este montante será distribuído pelos seguintes agrupamentos: Aquilino Ribeiro, S. Bruno, Carnaxide, Carnaxide-Portela, Miraflores, Paço de Arcos, Conde de Oeiras, S. Julião da Barra e Santa Catarina.

Os municípios dispõem de atribuições no domínio da Educação, sendo que é da sua competência o apoio a atividades de natureza educativa, para além de outras áreas primordiais como as de natureza social, cultural, desportiva e recreativa.

Compete também à Câmara Municipal a criação, construção e gestão de instalações de equipamentos e serviços e recursos físicos como é o caso dos estabelecimentos de ensino, integrados no património do município.

Recorde-se que, no âmbito do processo de delegação de competências, decorrente do contrato interadministrativo celebrado com o Ministério da Educação, o Município assumiu desde 1 de Janeiro de 2016 a gestão centralizada das verbas a atribuir aos Agrupamentos de Escolas e Escola Não Agrupada, anteriormente transferidos diretamente pelo Instituto de Gestão Financeira da Educação, I.P. (IGeFE).


O apoio agora disponibilizado é assegurado com recurso a verbas próprias do Município, assumindo um papel amplamente reconhecido e valorizado na promoção de cada projeto educativo, que contempla atividades sociais, culturais, desportivas, recreativas e educativas que visam o desenvolvimento integral dos alunos.

notícia
Publicado 22/05/2020 às 10:55
Município de Oeiras requalificou mais um Jardim de Infância
A Câmara Municipal de Oeiras já terminou as obras de beneficiação do Jardim de Infância Tomás Ribeiro, em Carnaxide, que incluíram os espaços interior e exterior.
Publicado 20/05/2020 às 14:46
Oeiras investe em terapia assistida por animais
O Município de Oeiras aprovou a atribuição de 2.000 euros ao Agrupamento de Escolas de Santa Catarina para implementação do projeto “Ler e Cãopreender” e 11.600 euros à PET B HAVIOR para o desenvolvimento de Terapia Assistida por Animais.
Publicado 18/05/2020 às 12:11
Oeiras apoia o teatro
O Intervalo Grupo de Teatro desenvolve atividade cultural em Oeiras há cerca de 50 anos, com caráter regular e com um dinamismo e qualidade que honram o Município.
Publicado 15/05/2020 às 17:44
Oeiras ofereceu 24 ventiladores ao Hospital São Francisco Xavier
Mais 24 ventiladores foram entregues ao Hospital São Francisco Xavier, que se juntam aos dois equipamentos já oferecidos em abril.
Publicado 15/05/2020 às 11:33
Entrega de kits de segurança às creches do concelho
O Município de Oeiras, procedeu à oferta de kits de proteção individual às 74 creches com atividade no concelho.
Oeiras atribui 298 mil euros para escolas do concelho