Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
oeiras educa
Publicado 21/02/2019 às 12:28

Programa Oeiras Educa

Município investe na ligação do Ensino ao Território com o objetivo de ter em Oeiras os melhores alunos do país​

 

Programa Oeiras Educa 

O Oeiras Educa é um Programa do Município de Oeiras, desenvolvido no âmbito da política educativa traçada para os próximos quatro anos de interligar as escolas, as famílias e a comunidade.  

O Programa Oeiras Educa vai, assim, ligar em rede toda a oferta educativa não formal do município de Oeiras.

oeiras educa 2a.jpg 

Assente na ambição de ligar o Ensino ao Território, explorando o potencial da oferta educativa existente como complemento ao trabalho que os docentes desenvolvem diariamente nas suas salas de aula, o objetivo é criar mecanismos facilitadores: um Portal online e um serviço de transportes dedicado.

 

Para o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, o Oeiras Educa é mais do que uma ferramenta de trabalho para os professores:

 

"O Oeiras Educa é talvez o programa que melhor traduz as características deste Município e da estratégia política deste Executivo, uma vez que alia Tecnologia e investimento na Educação. Já afirmei várias vezes e reitero: queremos ter em Oeiras os melhores alunos do país e, para isso, é importante criar ferramentas tecnológicas inovadoras como esta que facilitam o trabalho daqueles que serão, provavelmente, os maiores responsáveis pelo cumprimento desse objetivo: os professores".

 

 

Portal Online Oeiras Educa

 oeiras educa portal.jpg

O Portal pretende ser um canal de comunicação direto entre os docentes das Escolas Públicas de Oeiras e o Município, sendo apenas necessária a inscrição em www.oeiraseduca.pt.

Este portal inclui um diretório de projetos e atividades educativas de enriquecimento curricular, disponíveis no concelho (teatros, livrarias, parques, bibliotecas, entre outros).

Encontra-se organizado em oito áreas temáticas: Artes Performativas; Artes Visuais; Língua e Literatura; Ciência e Tecnologia; História e Património; Sociedade e Cidadania; Ambiente e Sustentabilidade e Literacia Digital.

Os docentes inscritos no Portal poderão efetuar pesquisa orientada no diretório, segundo a área temática ou nível de ensino, consultar as atividades disponíveis e proceder à sua marcação, inscrevendo o número de alunos e acompanhantes. Além disso, poderá também ser requerido transporte sempre que necessário.

 

Investimento do Município de Oeiras 


A Câmara Municipal de Oeiras assume os custos inerentes à realização das atividades disponibilizadas no Portal e aos transportes reservados para o efeito, de forma a garantir a todos os alunos o acesso às atividades disponíveis.

Para o ano letivo de 2018/2019, o Município tem adjudicada uma bolsa de quilómetros para distribuir por todas as escolas abrangidas pelo Programa.

Em caso de sobrecarga dessa bolsa, a Câmara Municipal optará por distribuir os transportes pelas escolas participantes, em função da sua utilização e de indicadores socioeconómicos relativos às comunidades em que estão inseridas, mantendo o princípio de igualdade de oportunidades.

Após a participação numa atividade, será pedido aos docentes que preencham um pequeno formulário de avaliação considerando as várias dimensões da experiência, desde a qualidade da atividade, ao apoio logístico no transporte, agendamento e condições da sua realização.

A Câmara Municipal de Oeiras terá ao dispor de todos os utilizadores do Portal Oeiras Educa, uma equipa dedicada a resolver questões de logística de transporte e de gestão de atividades.

Esta equipa poderá ser contactada quando necessário, através do endereço eletrónico: oeiras.educa@cm-oeiras.pt

 

 

Assista ao filme da cerimónia de apresentação do programa 'Oeiras Educa'.

 

 

 

  • Dias 9, 10, 11 e 12 de abril
  • 3ª Edição do PHC Junior Code
    A 3ª Edição do PHC Junior Code, decorre em Oeiras nos dias 9, 10, 11 e 12 de abril.
    Mediante inscrição
    Publicado 13/03/2019 às 16:57
    Oeiras patrocina viagem de alunos à sede da Organização da UNESCO
    O Município de Oeiras atribuiu uma comparticipação financeira, ao Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro para visita de estudo de 13 alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e de quatro professoras à sede da Organização da UNESCO, em Paris.
    Publicado 07/03/2019 às 14:16
    Oeiras premeia melhores alunos com computadores portáteis
    Os oito melhores alunos do ensino secundário do concelho de Oeiras foram distinguidos publicamente, através da oferta de um computador portátil.
    Publicado 01/03/2019 às 14:46
    Oeiras Educa acolheu o Champimóvel
    A Câmara Municipal de Oeiras em parceria com a Fundação Champalimaud, proporcionou aos alunos do concelho uma experiência no CHAMPIMÓVEL, um simulador móvel que transporta os estudantes numa viagem interativa pelo corpo humano, em 4D.
  • 30 e 31 de março
  • Das 10h00 às 18h00
  • Travessia das Letras
    A “Travessia das Letras”, a primeira festa infanto-juvenil da Língua Portuguesa, faz a sua estreia em Oeiras, nos próximos dias 30 e 31 de março, no Templo da Poesia.
    Entrada Livre
    Programa Oeiras Educa