Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 12/06/2019 às 10:27

Crianças dos 3º e 4º ano prepararam pequeno-almoço saudável

319 crianças de Oeiras, dos 3º e 4º anos do 1º ciclo do ensino básico, confecionaram no passado dia 6 de junho, um pequeno-almoço saudável para os pais/encarregados de educação, pondo em prática os conhecimentos que adquiriram através do projeto MUN-SI - Programa de Promoção de Saúde Infantil em Municípios, com o objetivo da Promoção da Saúde infantil em âmbito escolar, com vista à adoção de estilos de vida saudáveis nas crianças. Através da realização de atividades lúdico-educativas em nutrição e alimentação, este programa procura dar resposta à problemática da obesidade e malnutrição infantil.

O Pequeno-almoço saudável com a família decorreu em três escolas do ensino básico do concelho de Oeiras onde o MUN-SI foi implementado este ano letivo, nomeadamente a EB João Gonçalves Zarco, a EB Amélia Vieira Luís e a EB António Rebelo de Andrade.

O tema deste ano letivo incidiu sobre a “Dieta Mediterrânica – Um pequeno-almoço Mediterrânico”, tendo sido realizadas diferentes sessões lúdicas que visaram a apresentação dos benefícios da Dieta Mediterrânica adaptada à primeira refeição do dia.

Após o pequeno-almoço em família, as nutricionistas do Programa, fizeram uma pequena explicação dos benefícios e importância de realizar boas escolhas alimentares, de forma a consciencializar os encarregados de educação para a importância de uma alimentação saudável. Ainda nesta sessão foi mostrado um vídeo das atividades realizadas em sala de aula com os resultados do programa.
Os pais levaram consigo material informativo (marcador de livro – Manual de Nutrição infantil com conceitos sobre alimentação saudável).

Recorde-se que, o Município de Oeiras estabeleceu uma parceria com o Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde (CEIDSS), desde do ano letivo 2008/2009, para a implementação do Programa MUN-SI no concelho. A sua implementação conta, desde 2012, com o apoio da Empresa SANOFI ao abrigo do Programa Municipal Oeiras Solidária.

 

pequeno-almoco-2.jpgpequeno-almoco-escola.jpg 

  • 2 de julho
  • Às 15h30
  • Apps for Good - Encontro Regional Centro Sul 2018/2019
    O Apps for Good é um programa educativo tecnológico que começou no Reino Unido, em 2010, e que desafia alunos e professores a desenvolverem aplicações para smartphones ou tablets.
    Publicado 21/06/2019 às 15:31
    Comunicado
    Comunicado do Município de Oeiras.
    Publicado 18/06/2019 às 11:37
    1500 crianças de Oeiras aprendem a fazer reanimação
    A Câmara Municipal de Oeiras está a promover Workshops de introdução à temática do Suporte Básico de Vida junto de cerca de 1.500 crianças, em idade pré-escolar, de 24 equipamentos da rede solidária do concelho.
    Publicado 14/06/2019 às 12:13
    Street Food convida a uma pausa no Passeio Marítimo de Oeiras
    A implementação destes spots insere-se no âmbito do projeto “Pára no Passeio”, uma proposta que visa trazer vida e animação constante durante todo o ano, ao Passeio Marítimo de Oeiras.
    Crianças dos 3º e 4º ano prepararam pequeno-almoço saudável