Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 28/05/2019 às 14:28

Município de Oeiras financia 10 Bolsas de Desenvolvimento Pessoal

O Município de Oeiras financia 10 Bolsas de Desenvolvimento Pessoal (BDP), da Oeiras Toastmasters Club (OTMC), a sete alunos do Ensino Secundário e a três professores da Escola Secundária Luís de Freitas Branco. Estas Bolsas, com a duração de 12 meses, têm por objetivo desenvolver e aperfeiçoar a confiança na comunicação oral e de liderança, perante o público, que, por sua vez, potenciarão a autoconfiança e o crescimento pessoal.

Trata-se de um projeto-piloto na área da inovação pedagógica com enfoque no desenvolvimento de competências em Comunicação e Liderança para jovens em idade escolar, cuja realização é fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Oeiras, a Associação sem fins lucrativos Oeiras Toastmasters Club (OTMC) e o Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos - Escola Secundária Luis de Freitas Branco.

Os alunos e professores contemplados com a BDP já frequentam o OTMC desde outubro de 2018, nas instalações do Centro de Juventude de Oeiras. Nas sessões de formação (com um total de 200 horas) treinam competências de comunicação e, também, sempre que tomam parte ativa nas sessões como avaliadores, com funções específicas, treinam competências de liderança.

A frequência desta formação é uma mais-valia para a vida futura dos alunos e professores, na medida em que influencia positivamente os seus processos de aprendizagem e de desempenho pessoal e profissional.

Trata-se da bolsa de mérito escolar 'Bolsa de Desenvolvimento Pessoal' (BDP), um projeto com uma identidade visual própria, que procura estar próximo da comunidade escolar, e que obedece a uma metodologia de trabalho de formação dos Toastmasters International, de que o clube português faz parte. De referir que a Toastmasters International, criada em 1924 nos EUA, é uma organização internacional sem fins lucrativos. Líder mundial na arte de comunicar e na formação de líderes, está presente em 142 países e 5 continentes. Em Portugal já são mais de 30 clubes espalhados de Norte a Sul do país.

O apoio financeiro disponibilizado pelo Município, que surge por solicitação do Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos, tem o valor de 1200€, sendo atribuído à Oeiras Toastmasters Club, uma associação sem fins lucrativos de Ensino de Técnicas de Comunicação e Liderança, que pertence à Toastmasters International, líder mundial na arte de comunicar e na formação de líderes.

No âmbito de um processo de autoavaliação do projeto, o Oeiras Toastmasters Club lançou um inquérito online e confidencial às bolseiras, destinado a avaliar o grau de satisfação em relação a aspetos específicos da sua formação nas áreas da Comunicação e Liderança, bem como a identificar os pontos fortes e áreas de melhoria. Numa escala de medida de 1 a 5 foi também contemplada a variável entre o “Nada Satisfeito” (1) e o “Totalmente Satisfeito” (5).

Os valores, que se situam acima dos 4 pontos em cada um dos 9 aspetos específicos do questionário, são excelentes. O que melhorou ao longo dos seis meses de Formação Toastmasters? Saber ouvir e dar feedback de forma construtiva (4,9); Organização do discurso (4,6); Saber interpretar a mensagem num diálogo (4,6); Interpretar a mensagem no dialogo (4,5); Importância da postura corporal (4,3); Capacidade de discursar em público (4,3); Auto-confiança em falar em público (4,1); Desempenho colaboracional (4,1%). Os valores obtidos para a variável “Recomendarias a Bolsa/ Formação a Alguém?” não podiam ser melhores! Situam- se nos 4,9 pontos.
notícia
Publicado 22/05/2020 às 10:55
Município de Oeiras requalificou mais um Jardim de Infância
A Câmara Municipal de Oeiras já terminou as obras de beneficiação do Jardim de Infância Tomás Ribeiro, em Carnaxide, que incluíram os espaços interior e exterior.
Publicado 20/05/2020 às 14:46
Oeiras investe em terapia assistida por animais
O Município de Oeiras aprovou a atribuição de 2.000 euros ao Agrupamento de Escolas de Santa Catarina para implementação do projeto “Ler e Cãopreender” e 11.600 euros à PET B HAVIOR para o desenvolvimento de Terapia Assistida por Animais.
Publicado 18/05/2020 às 12:11
Oeiras apoia o teatro
O Intervalo Grupo de Teatro desenvolve atividade cultural em Oeiras há cerca de 50 anos, com caráter regular e com um dinamismo e qualidade que honram o Município.
Publicado 15/05/2020 às 17:44
Oeiras ofereceu 24 ventiladores ao Hospital São Francisco Xavier
Mais 24 ventiladores foram entregues ao Hospital São Francisco Xavier, que se juntam aos dois equipamentos já oferecidos em abril.
Publicado 15/05/2020 às 11:33
Entrega de kits de segurança às creches do concelho
O Município de Oeiras, procedeu à oferta de kits de proteção individual às 74 creches com atividade no concelho.
Município de Oeiras financia 10 Bolsas de Desenvolvimento Pessoal