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Mexa-se Mais

 
Orientação, caminhada, canoagem, vela e passeios de BTT fazem parte do Programa de Promoção de Atividades de Ar Livre
 

Já conhece o nosso programa Mexa-se Mais?​

Missão:

Tornar a população de Oeiras mais ativa através do aumento de todas as formas de prática de atividade física e desportiva.

Objetivos:

- Informar os cidadãos da importância de seguir um estilo de vida ativo e tomada de consciência dos comportamentos sedentários;

- Promover e enraizar hábitos de exercício moderado e atividade física regular nos munícipes do concelho, com consequente melhoria do bem estar e qualidade de vida;

- Motivar os munícipes a uma efetiva utilização individual e em grupos dos espaços disponíveis para a atividade física;

- Promover a satisfação dos cidadãos;

 

Programa de Atividades de Ar Livre

 

Orientação, caminhada, canoagem, vela e passeios de BTT são algumas das atividades que a Câmara Municipal de Oeiras propõe, no âmbito do Programa de Promoção de Atividades de Ar Livre.

Esta iniciativa dirige-se a toda a família e além de oferecer a oportunidade de experimentar novas modalidades e incentivar a prática da atividade física em grupo, também dá a conhecer diversos locais de interesse histórico e cultural do concelho de Oeiras.

Em cada uma das atividades deste Programa os participantes são acompanhados por técnicos especializados que prestam apoio nos aspetos específicos de cada modalidade e garantem a segurança.

 

Calendarização para 2018

 

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Programa Fit Sénior

 

Programa dirigido à população sénior com o objetivo de promover o envelhecimento ativo através da prática regular de exercício físico, não obstante o elo de ligação às políticas de ação social desenvolvidas pelo município de Oeiras. As modalidades desenvolvidas são step adaptado, treino de força, ginástica de manutenção, natação adaptada, hidroginástica e chi kung.

As atividades decorrem de setembro a junho, com a frequência de duas aulas por semana, sendo as inscrições em julho. A participação envolve inscrição prévia e sujeita às vagas existentes.

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Troféu de Atletismo

 

O Troféu CM Oeiras - Corrida das Localidades é um programa de atletismo pioneiro e histórico no panorama nacional.  

Saiba tudo sobre este Troféu na página oficial da prova - Clique aqui


Desafio 10.000 Passos

 

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Objetivo:

É fazer com que mais pessoas caminhem regularmente e alcancem a meta de 10.000 passos por dia.

Porquê 10.000 passos por dia? 

A investigação demonstra que realizar 10.000 passos por dia significa ser saudavelmente ativo. E pessoas mais saudáveis diminuem o risco de contrair doenças e vivem melhor! A maioria das pessoas aponta a falta de tempo como a principal razão para não ser mais ativo. Dificuldade no acesso a atividades e falta de recursos são outras razões frequentemente apontadas. Para estes casos, caminhar é a escolha ideal para deixar de ser sedentário: é fácil, é para todas as idades, pode ser feito em quase todos os lugares, não necessita de equipamento especial e, sobretudo, não tem custos!

O que se ganha?

A qualidade de vida. Quem aderir a este desafio vai testemunhar pessoalmente estes benefícios:

• Diminuição da massa gorda

• Melhoria da resistência cardio-respiratória

• Fortalecimento dos ossos, músculos e articulações,

• Diminuição da hipertensão arterial

• Melhoria dos níveis de colesterol

• Melhoria da qualidade do sono.

• Redução do stress

• Aumento da energia e autoconfiança

Como se contabilizam os passos?

Com um pedómetro. Um pequeno aparelho, acessível em qualquer loja de desporto, que coloca à cintura e conta todos os passos que dá.

E atingir 10.000 por dia não é difícil?

É um desafio, mas não é difícil. Na sua rotina normal, uma pessoa sedentária dá entre 3.000 a 5.000 passos por dia. Por isso, atingir os 10.000 passos precisa da intencionalidade de fazer atividade física adicional.

Atividades como nadar ou bicicleta, podem ser contabilizadas?

Sim, basta “converter” em passos o tempo gasto nas actividades:  10 minutos de actividade física moderada = 1.000 passos ; 10 minutos de actividade física vigorosa = 2.000 passos

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