Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
ViverDesportoCentro Desportivo do Jamor

Centro Desportivo do Jamor

​O Estádio Nacional, construído na margem direita do rio Jamor e já perto da sua embocadura com o rio Tejo, constitui um primeiro marco na história das infraestruturas desportivas de Portugal.
O Estádio Nacional recebe anualmente a Final da Taça de Portugal de futebol, entre outras iniciativas desportivas.
 

​O Estádio Nacional, construído na margem direita do rio Jamor e já perto da sua embocadura com o rio Tejo, constitui um primeiro marco na história das infraestruturas desportivas de Portugal.
Representou uma obra notável na época em que foi projetado e construído, tendo-se adotado alguns dos conceitos mais modernos de então. A sua inauguração decorreu em 10 de junho de 1944, o Dia de Portugal e representa um monumento da arquitetura oficial do regime salazarista, um marco construído para ser deixado para o futuro.
O Estádio foi uma obra muito importante do Modernismo em Portugal, representando o início desta arte no país pela mão de Francisco Caldeira Cabral.
Numa fase inicial do processo participaram duas equipas formadas pelos arquitetos Carlos Ramos e Jan Wills e outra formada por Cristino da Silva e Constantino Constantini. Contudo, foi Francisco Caldeira Cabral e Konrad Wiesner que deram o mote para o conjunto tal como hoje o vemos. Posteriormente, os arquitetos e engenheiros Miguel Jacobetty Rosa, Sena Lino (entre outros) assumiram a continuidade do projeto e construções.
Atualmente, o Estádio de Honra é constituído por um campo de jogo em relva natural de 105x68m, com iluminação artificial, pista de Atletismo com 8 corredores de 400m, zonas para Salto em Comprimento e triplo salto, vala para Corrida de Obstáculos, 6 balneários, auditório/sala de conferências, bar/cafetaria e 3 parques de estacionamento para 5.000 viaturas.
Aqui realiza-se anualmente, a Final da Taça de Portugal de futebol, entre outras iniciativas desportivas.

Dias úteis, das 10h00 às 18h00 Ver Horário Fechar
Estádio Nacional - Av. Pierre de Coubertin, 1495-Cruz Quebrada  Ver Mapa e Contactos Fechar
38.704249, -9.257314

​Estádio Nacional
Av. Pierre de Coubertin,
1495-Cruz Quebrada

www.jamor.idesporto.pt

​Como chegar

Automóvel
Autoestrada A5 e Avenida Marginal

Autocarro
A partir de Lisboa até Algés: Carris n.º 15 E (www.carris.pt)
A partir de Algés: Carris n.º 76 (www.carris.pt)
Vimeca n.º 6 (www.vimeca.pt)

Comboios
A partir de Lisboa, Oeiras ou Cascais: Estação da Cruz Quebrada

Publicado 07/03/2017 às 12:23
Centro Desportivo do Jamor