Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
ViverAmbienteTipos de resíduos

Tipos de resíduos

O sistema de gestão de resíduos e a manutenção da salubridade dos espaços públicos são assegurados pelo município, através da recolha, transporte e encaminhamento de todos os resíduos urbanos.
NÚMERO VERDE DO AMBIENTE: 800 201 205
 

​O lixo doméstico é considerado resíduo indiferenciado.

Todos os outros resíduos são susceptíveis de valorização, nomeadamente o papel, as embalagens de cartão, o plástico, o metal e o vidro.

De acordo com as diversas tipologias de habitação, existem diversos equipamentos para deposição de resíduos domésticos indiferenciados.
A recolha de resíduos indiferenciados em moradias, com contentores privativos, é realizada duas vezes por semana.

 

Resíduos seletivos (papel, embalagens de plástico, metal e vidro)

A deposição de papel e embalagens de cartão, plástico, metal e vidro com destino a valorização é realizada nos diversos modelos de ecopontos existentes na via pública, nomeadamente, ecopontos de superfície e subterrâneos.

 

Ecoponto amarelo: embalagens de plástico, metal e de cartão para bebidas

Depositar: garrafas, esferovite, frascos, sacos, latas, tampas, sprays vazios, tabuleiros de alumínio, embalagens de leite, sumo, vinho, natas e de outros produtos alimentares, vasos de plástico, filmes plásticos, embalagens de batatas fritas e aperitivos, cabides de plástico, copos de plástico, tampas de plástico, sacos de ráfia de batatas e cebolas.

Não depositar: baldes, cassetes de vídeo, canetas, cd e dvd, rolhas de cortiça, talheres de plástico, plásticos não-embalagem, eletrodomésticos, pilhas e baterias, tachos e panelas, ferramentas e talheres de metal.

Não se esqueça de espalmar e escorrer as embalagens.

 

Ecoponto verde: embalagens de vidro

Depositar: garrafas e garrafões de bebidas, garrafas de azeite vazias, boiões e frascos de conserva e doces, frascos de perfume e cosmética.

Não depositar: pratos, chávenas, jarras, cristal, copos, janelas, vidraças, espelhos, lâmpadas, materiais de construção civil e embalagens de medicamentos.

Retire as tampas de plástico e coloque-as no ecoponto amarelo. As rolhas de cortiça deverão ser depositadas nos recipientes adequados existentes nos supermercados, hipermercados, alguns restaurantes e escolas. Informações sobre valorização de tampas de cortiça: http://www.greencork.org

 

 

Ecoponto azul: papel e cartão

Depositar: Caixas de cartão, sacos, sobrescritos, maços de tabaco, papel de escrita e impresso, folhetos, bilhetes, jornais, revistas e listas telefónicas.

Não depositar: papel autocolante, sacos de cimento, papel plastificado, toalhetes e fraldas, papel de alumínio, lenços de papel sujos, embalagens de cartão com gordura (como caixas de pizza), papel de cozinha e guardanapos sujos e embalagens de produtos químicos.

Espalme as embalagens de cartão.

Campanha papel por alimentos

Os Bancos Alimentares promovem campanhas de recolha seletiva e reciclagem de papel usado com fins de solidariedade no âmbito das quais o papel angariado (jornais, revistas, folhetos) é 'convertido' em produtos alimentares. Informações em www.papelporalimentos.pt.

 

Localização dos equipamentos

A localização dos equipamentos para recolha seletiva e indiferenciada está disponível para consulta em mapa, no GEOPORTAL através do endereço:
http://geoportal.cm-oeiras.pt/ver/mapas/ambiente
A consulta deverá ser efetuada por 'Mapas' no módulo Ambiente.

 

Boas práticas

Acondicionar os resíduos indiferenciados em sacos de plástico bem fechados
Manter os equipamentos limpos e com a tampa fechada
Ligar o Número Verde do Ambiente para recolha de resíduos de grandes dimensões
Não depositar resíduos fora dos equipamentos
Não estacionar em frente aos equipamentos de deposição
Nunca depositar resíduos incandescentes, tóxicos e perigosos no contentor
 

Mais informações:

Sobre separação de resíduos: Linha Verde Tratolixo – 800 206 759  e www.tratolixo.pt

Sobre separação de papel e embalagens nos ecopontos: Linha Ponto Verde – 808 500 045 e www.pontoverde.pt

Regulamento de Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos e de Limpeza e Higiene Urbana do Município de Oeiras

 

 
Você está em
AmbienteTipos de resíduos
Tipos de resíduos