Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Praia em Oeiras
Publicado 02/05/2019 às 12:38

Praias de Oeiras distinguidas com Bandeira Azul

Oeiras e o único município da Costa do Sol com praias distinguidas com a bandeira azul


As praias da Torre e de Santo Amaro, em Oeiras, vão ter em 2019, e pela primeira vez, Bandeira Azul. Ambas as candidaturas foram aprovadas por unanimidade pelo Júri Nacional, que é constituído por mais de 20 entidades públicas e privadas de prestígio.

Um dos critérios mais importantes na atribuição do galardão está relacionado com a Qualidade da Água Balnear. A mesma é analisada durante cada época balnear através das análises oficiais. No ano de 2018 as praias da Torre e Santo Amaro apresentaram qualidade excelente (valor máximo possível) o que aliado ao facto de se cumprirem ou superarem todos os outros critérios para atribuição deste galardão, como é o caso da quantidade, qualidade e diversidade de atividades ambientais (Ex: Quebre o hábito – cada coisa no seu lugar e o das beatas não é no mar), a segurança para utentes e a acessibilidade.

A atribuição do galardão em 2019 às praias da Torre e Santo Amaro vem demonstrar que o Município de Oeiras continua a trabalhar diariamente para ser uma referência nacional e internacional na qualidade do espaço público que disponibiliza, quer aos seus munícipes quer aos seus visitantes.

O Município de Oeiras vê desta forma reconhecido um trabalho de quase duas décadas tanto na orla marítima como na sua rede hidrográfica, que influencia fortemente a qualidade das águas balneares onde, hoje em dia, já se podem observar com regularidade espécies endémicas que há poucos anos se julgavam extintas.

Em 2020, é intenção do Município concorrer com mais praias a este galardão, de forma a aumentar a qualidade das praias de Oeiras e da Costa do Sol.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.
notícia
Publicado 10/10/2019 às 17:28
Workshop Hortas de Varanda
No passado dia 21 de setembro, o Município de Oeiras promoveu uma vez mais um workshop sobre Hortas de Varanda.
Publicado 02/10/2019 às 10:31
848.435 beatas, 3.459 cotonetes e 274.070 kg de resíduos recolhidos pelos Jovens em Movimento este verão, em Oeiras
Neste verão participaram cerca de 800 jovens, distribuídos por mais de 115 equipas. A campanha decorreu de 5 de junho a 11 de setembro.
  • 5, 19 e 27 de outubro
  • 5 out (9h-12h) |19 out (15h-18h) | 27 out (9h-17h)
  • Oeiras tem Vida - Atividades de Observação de Biodiversidade
    Aproveite a nossa sugestão e venha conhecer um pouco mais sobre a biodiversidade local.
    Gratuito, com inscrição prévia
  • Dia 1 de outubro
  • Às 9h00
  • “Os gelos Polares e os impactos globais nos Oceanos”
    No âmbito do Dia Nacional da água, realizam-se em Oeiras e Amadora as conferências “Os gelos Polares e os impactos globais nos Oceanos”, dirigidas essencialmente aos estudantes.
    Publicado 16/09/2019 às 15:42
    Entrevista do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras ao Dinheiro Vivo
    Leia a entrevista de Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, onde são explicados os investimentos planeados, e em curso, para o concelho, bem como as mais-valias do Oeiras Valley.
    Praias de Oeiras distinguidas com Bandeira Azul