Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
Viver65+Projeto Rotas

Projeto Rotas

Contribuir para a diminuição do isolamento social, promover a autonomia e possibilitar o acesso de munícipes com 55 anos ou mais e com mobilidade condicionada a equipamentos e serviços públicos essenciais são os principais objetivos do projeto Rotas.
Promover a autonomia, diminuir a exclusão
 

Este projeto inscreve-se na política social camarária de apoio às populações em situação de maior fragilidade e considerada a mobilidade como um direito essencial dos cidadãos. Quando a acessibilidade não é universal pode constituir-se como um elemento gerador de exclusão social de grupos sociais mais vulneráveis, entre eles pessoas com mobilidade reduzida, idosos e crianças ou ainda setores sociais com menores rendimentos. Nesta perspetiva, é considerada a prioridade às intervenções que visam a melhoria dos modos de transporte de acesso mais universal.

O serviço é assegurado por uma viatura especialmente adaptada para o transporte de pessoas com mobilidade condicionada, com lotação de nove lugares e que inclui a capacidade de transportar até uma cadeira de rodas.

Destina-se a possibilitar deslocações inerentes à vida quotidiana como centros de saúde ou hospitais, farmácias ou correios, assim como outros percursos que promovam a integração e autonomia, como ir às compras ou visitar um amigo, dentro do território de Oeiras.

Este serviço está a funcionar com um cariz experimental, para posterior avaliação e ponderação de eventuais ajustes, de modo a responder às reais necessidades dos potenciais utilizadores.

Refira-se que o Município de Oeiras prossegue na sua missão o objetivo de criar condições promotoras da qualidade de vida dos seus munícipes e que a população idosa, neste desígnio, assume principal destaque, seja pelas tendências mundiais de envelhecimento populacional, seja pelos múltiplos aspetos associados a esta problemática. Assim, prossegue uma política que se pretende facilitadora de um processo de envelhecimento são, autónomo, ativo e plenamente integrado.

Você está em
65+Projeto Rotas
Projeto Rotas