Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
Em Oeiras ainda há um verão à sua espera

Em Oeiras ainda há um verão à sua espera

Uma praia com qualidade de ouro, um porto de recreio com bandeira azul, banhos de mar acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada, uma exposição de fotografia e uma biblioteca no areal. O verão em Oeiras tem tudo isto e muito mais.
Eventos ao ar livre são típicos da estação mais quente do ano, em que tudo sabe melhor quando feito ‘fora de portas’
 

Para a grande maioria dos portugueses – e não só – verão não é verão sem praia. E em Oeiras há praia. Há praias, no plural. E há quase seis quilómetros de Passeio Marítimo e toda a orla ribeirinha para usufruir.

A praia da Torre, em Oeiras, uma das mais frequentadas por munícipes e não só, obteve este ano a classificação de praia com qualidade de ouro, resultado apurado pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza em referência à qualidade das zonas balneares.

Esta distinção resulta de resultados de qualidade da água excelente nas cinco últimas épocas balneares (no caso de 2012 a 2016) e do facto de todas as análises realizadas na última época balnear (2016) terem apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da diretiva relativa às águas balneares.

Recorde-se que, em 2015, as praias da Torre e de Santo Amaro de Oeiras foram consideradas como as melhores praias urbanas do país num estudo da DECO.

A par da limpeza diária dos areais, mecânica e manual, e da boa qualidade da água, o Município coloca à disposição dos banhistas um conjunto de equipamentos, nomeadamente ecopontos de praia, chuveiros e passadiços. E porque as beatas são lixo, em todas as praias é possível obter um cinzeiro, para que os banhistas fumadores não as deitem para o areal.

Ainda no âmbito da promoção da qualidade ambiental, o Município dinamiza, nas praias, jogos lúdico-pedagógicos, abordando as temáticas da separação e valorização de resíduos, preservação da biodiversidade marinha e prevenção da poluição nas praias e zonas costeiras.

Nesta época balnear na praia de Santo Amaro de Oeiras foram instalados um sanitário público, que permite o acesso a pessoas com mobilidade reduzida, e um equipamento infantil em formato de barco que já faz as delícias das crianças que frequentam a praia e o Passeio Marítimo. Ainda nesta praia foi também colocado um novo passadiço de acesso à praia, assim como um chuveiro, construídos em plástico 100% reciclado.

O Porto de Recreio de Oeiras, por seu lado, hasteia pelo 12.º ano consecutivo a Bandeira Azul, prova da sua qualidade e compromisso ambiental.

Recorde-se que a Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído às marinas e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios, onde se incluem: educação e informação ambiental; gestão ambiental; segurança e serviços; qualidade da água; responsabilidade social e envolvimento comunitário. Este galardão é atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa com o apoio da Comissão Europeia.

O Porto de Recreio de Oeiras serve, com frequência, de cenário a eventos como a Feira Náutica Mar & Vento, um mercado de demonstração de atividades, compra e venda de material, promoção e divulgação de produtos náuticos. Destaque ainda para a Travessia António Bessone Basto, uma prova de natação em águas abertas organizada pelo Município de Oeiras e pela Oeiras Viva EM, com o apoio da Associação de Natação de Lisboa, sob a égide da Federação Portuguesa de Natação.

Até ao final de setembro é possível visitar a exposição 'Passeio Marítimo de Oeiras'.

A mostra revela parte da vasta coleção fotográfica detida pelo Arquivo Municipal e permite testemunhar o desenvolvimento e a transformação da costa oeirense, tanto ao nível arquitetónico como social.

Exposta em cinco locais estratégicos - Porto de Recreio, INATEL, praia de Santo Amaro de Oeiras, Fontainhas e Caxias - permite recordar o passado e viver o presente.

Na praia de Santo Amaro de Oeiras até ao final de agosto estão disponíveis as cadeiras anfíbias que permitem o acesso das pessoas com mobilidade condicionada à praia e aos banhos de mar.

O projeto Praia Acessível é uma iniciativa da Câmara Municipal de Oeiras em parceria com a Associação Humanitária de Bombeiros de Oeiras, a CERCIOEIRAS e a Proatlântico – Associação Juvenil e funciona todos os dias da semana, entre as 9h. e as 13h., junto ao bar O Amarelo.

Na praia de Paço de Arcos, também até ao final de agosto, é a biblioteca que vai a banhos.

Ali, os veraneantes encontram uma Biblioteca de Praia onde podem requisitar jornais e revistas ou escolher livros para leitura de praia, gratuitamente.

Naquele espaço é ainda possível obter informações sobre as atividades das bibliotecas municipais, pedir o cartão de leitor ou devolver os livros requisitados nas bibliotecas municipais de Oeiras, Algés ou Carnaxide.

Refira-se ainda que em todas as praias do concelho é possível aceder a internet gratuita através do serviço de WIFI.

A mais recente novidade para os internautas é que já é possível ver as praias de Oeiras a qualquer altura e em qualquer lugar através do site, app mobile ou ainda através da app na MEO TV. Podem ser consultadas as condições atmosféricas e do mar, bem como visualizadas as praias, através de  livecams disponíveis todo o ano, 24 horas por dia, em www.beachcam.pt. Também é possível ver no telemóvel, em iOS e Android, bastando para isso descarregar a aplicação grátis (Beachcam Live) no iTunes ou Play Store.

 

Motivos para visitar Oeiras durante a época estival não faltam.

Venha daí, temos um verão à sua espera!

 

Tudo sobre as praias de Oeiras, aqui.

 

 


 

Você está em
Em Oeiras ainda há um verão à sua espera
    Em Oeiras ainda há um verão à sua espera