Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 01/08/2018 às 14:16

Câmara de Oeiras aprovou aquisição de terrenos da antiga Praça de Touros de Algés


A Câmara Municipal de Oeiras aprovou a aquisição de terrenos da antiga Praça de Touros de Algés,  com vista à requalificação do espaço público, dando seguimento à linha estratégica do Município de uma regeneração urbana projetada para o futuro do território e, consequentemente, da comunidade.

Na sequência desta execução, decorrem ainda negociações para a aquisição de todos os edifícios degradados da Avenida dos Bombeiros Voluntários de Algés, cujo montante global é de 5 milhões de euros.


Oeiras tem seguido, desde há alguns anos, em vários locais do concelho, uma estratégia que abraça diversas realidades, nomeadamente a organização da rede urbana por forma a preservar e reforçar a identidade dos aglomerados urbanos, no sentido de evitar criar estrangulamentos às redes de infraestruturas e de equipamentos de serviço às populações e atividades e o reforço das infraestruturas rodoviárias e ferroviárias, criando mobilidade, bem como a qualificação do espaço público, consolidando assim uma rede de serviços urbanos, permitindo  a valorização do património cultural e paisagístico, como valor de fruição pela população e base de novas atividades económicas.

 

Neste âmbito, o Município, sentiu, desde pelo menos 2006, a necessidade de intervenção na Baixa de Algés, de modo faseado, no sentido de requalificar o espaço público, nomeadamente no que respeita à pedonalização de várias ruas, o reordenamento da circulação automóvel, melhoria do estacionamento, alterações de configuração – largura de passeios, pavimento e mobiliário urbano, procedendo ainda à reabilitação de edifícios degradados.


Isto porque a Baixa de Algés é uma região dinâmica e pujante, com grande vivacidade e intenso movimento de pessoas, dada a sua proximidade e acessibilidade a Lisboa, que se transformou numa área residencial de grande densidade, através de uma intensiva malha urbana, com intensidade comercial e serviços.

É nesta sequência que o Município, como meio de prossecução do interesse público, pretende adquirir o prédio urbano denominado “Praça de Touros”, com vista a requalificar o espaço público, permitindo o reordenamento da rede viária, a introdução de um canal dedicado a Transporte Coletivo, e ainda a regularização da ribeira de Algés, no troço do final da Avenida dos Bombeiros Voluntários de Algés, de forma a minimizar os problemas sentidos naquela zona do Concelho.

Este imóvel tem um valor global de 1.700.000,00 € (um milhão e setecentos mil euros).

A proposta, aprovada em reunião de câmara, será ainda discutida em Assembleia Municipal.

notícia
Publicado 21/09/2018 às 15:57
Nova vida para a casa Mira-Tejo
Trata-se de um edifício que integra, com outros dois edifícios municipais, o denominado conjunto Vila Shore. Ficam assim disponíveis mais cinco fogos destinados a arrendamento à população jovem.
Publicado 20/09/2018 às 15:22
Reparações em Leião
Em Leião já se encontram concluídos os trabalhos de requalificação da área envolvente à igreja.
Publicado 19/09/2018 às 16:49
Isaltino Morais abre seminário de cooperação internacional de cidades em Pequim
O presidente da Câmara Municipal de Oeiras abriu, como orador principal, o seminário internacional sobre geminações de cidades, subordinado ao tema "Desenvolvimento Urbano e Herança Cultural".
Publicado 19/09/2018 às 15:35
Requalificação do Bairro da Laje
Tendo como objetivo dar resposta a problemas ao nível das acessibilidades e ordenamento do Bairro da Laje o Município promoveu a obra de requalificação de um troço da Rua da Casa das Letras.
Publicado 18/09/2018 às 11:12
Prossegue reabilitação do Palácio do Marquês de Pombal
Decorrem os trabalhos de reabilitação do terraço sul, substituição de beirados e reconstrução de cimalhas do Palácio Marquês de Pombal.
Câmara de Oeiras aprovou aquisição de terrenos da antiga Praça de Touros de Algés