Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 26/09/2018

Câmara de Oeiras aprovou aquisição de terrenos da antiga Praça de Touros de Algés


A Câmara Municipal de Oeiras aprovou a aquisição de terrenos da antiga Praça de Touros de Algés,  com vista à requalificação do espaço público, dando seguimento à linha estratégica do Município de uma regeneração urbana projetada para o futuro do território e, consequentemente, da comunidade.

Na sequência desta execução, decorrem ainda negociações para a aquisição de todos os edifícios degradados da Avenida dos Bombeiros Voluntários de Algés, cujo montante global é de 5 milhões de euros.


Oeiras tem seguido, desde há alguns anos, em vários locais do concelho, uma estratégia que abraça diversas realidades, nomeadamente a organização da rede urbana por forma a preservar e reforçar a identidade dos aglomerados urbanos, no sentido de evitar criar estrangulamentos às redes de infraestruturas e de equipamentos de serviço às populações e atividades e o reforço das infraestruturas rodoviárias e ferroviárias, criando mobilidade, bem como a qualificação do espaço público, consolidando assim uma rede de serviços urbanos, permitindo  a valorização do património cultural e paisagístico, como valor de fruição pela população e base de novas atividades económicas.

 

Neste âmbito, o Município, sentiu, desde pelo menos 2006, a necessidade de intervenção na Baixa de Algés, de modo faseado, no sentido de requalificar o espaço público, nomeadamente no que respeita à pedonalização de várias ruas, o reordenamento da circulação automóvel, melhoria do estacionamento, alterações de configuração – largura de passeios, pavimento e mobiliário urbano, procedendo ainda à reabilitação de edifícios degradados.


Isto porque a Baixa de Algés é uma região dinâmica e pujante, com grande vivacidade e intenso movimento de pessoas, dada a sua proximidade e acessibilidade a Lisboa, que se transformou numa área residencial de grande densidade, através de uma intensiva malha urbana, com intensidade comercial e serviços.

É nesta sequência que o Município, como meio de prossecução do interesse público, pretende adquirir o prédio urbano denominado “Praça de Touros”, com vista a requalificar o espaço público, permitindo o reordenamento da rede viária, a introdução de um canal dedicado a Transporte Coletivo, e ainda a regularização da ribeira de Algés, no troço do final da Avenida dos Bombeiros Voluntários de Algés, de forma a minimizar os problemas sentidos naquela zona do Concelho.

Este imóvel tem um valor global de 1.700.000,00 € (um milhão e setecentos mil euros).

A proposta, aprovada em reunião de câmara, será ainda discutida em Assembleia Municipal.

notícia
Publicado ontem às 10:46
Assista à reunião da Assembleia Municipal de Oeiras
Não perca a transmissão da Sessão extraordinária nº 15/2019, 3ª feira dia 16 de julho às 15h00, no canal de Youtube da Assembleia Municipal de Oeiras.
Publicado 08/07/2019 às 14:47
Assista à reunião da Assembleia Municipal de Oeiras
No dia 9 de julho, realizou-se no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras, a Sessão Extraordinária nº 14/2019.
  • Dias 11, 12 e 13 de julho
  • Entre as 12h00 e a 01h00
  • Rua do Rock
    Algés volta a viver o Rock, nos dias 11, 12 e 13 de julho, com a realização de mais uma edição da Rua do Rock, na Rua Major Afonso Palla, em Algés.
    Publicado 01/07/2019 às 09:40
    Algés vai ter mais uma unidade de Saúde Familiar
    O Centro de Saúde de Algés vai passar a dispor de duas Unidades de Saúde Familiar (USF) já a partir do dia 1 de julho. Estas duas Unidades estão preparadas para dar resposta a 22 300 utentes.
  • 11, 12 e 13 de Julho
  • Nos Alive 2019
    Entre os dias 11, 12 e 13 de Julho a música volta ao Passeio Marítimo de Algés, para mais uma edição dos Nos Alive.
    Câmara de Oeiras aprovou aquisição de terrenos da antiga Praça de Touros de Algés