Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 26/09/2018

Câmara de Oeiras aprovou aquisição de terrenos da antiga Praça de Touros de Algés


A Câmara Municipal de Oeiras aprovou a aquisição de terrenos da antiga Praça de Touros de Algés,  com vista à requalificação do espaço público, dando seguimento à linha estratégica do Município de uma regeneração urbana projetada para o futuro do território e, consequentemente, da comunidade.

Na sequência desta execução, decorrem ainda negociações para a aquisição de todos os edifícios degradados da Avenida dos Bombeiros Voluntários de Algés, cujo montante global é de 5 milhões de euros.


Oeiras tem seguido, desde há alguns anos, em vários locais do concelho, uma estratégia que abraça diversas realidades, nomeadamente a organização da rede urbana por forma a preservar e reforçar a identidade dos aglomerados urbanos, no sentido de evitar criar estrangulamentos às redes de infraestruturas e de equipamentos de serviço às populações e atividades e o reforço das infraestruturas rodoviárias e ferroviárias, criando mobilidade, bem como a qualificação do espaço público, consolidando assim uma rede de serviços urbanos, permitindo  a valorização do património cultural e paisagístico, como valor de fruição pela população e base de novas atividades económicas.

 

Neste âmbito, o Município, sentiu, desde pelo menos 2006, a necessidade de intervenção na Baixa de Algés, de modo faseado, no sentido de requalificar o espaço público, nomeadamente no que respeita à pedonalização de várias ruas, o reordenamento da circulação automóvel, melhoria do estacionamento, alterações de configuração – largura de passeios, pavimento e mobiliário urbano, procedendo ainda à reabilitação de edifícios degradados.


Isto porque a Baixa de Algés é uma região dinâmica e pujante, com grande vivacidade e intenso movimento de pessoas, dada a sua proximidade e acessibilidade a Lisboa, que se transformou numa área residencial de grande densidade, através de uma intensiva malha urbana, com intensidade comercial e serviços.

É nesta sequência que o Município, como meio de prossecução do interesse público, pretende adquirir o prédio urbano denominado “Praça de Touros”, com vista a requalificar o espaço público, permitindo o reordenamento da rede viária, a introdução de um canal dedicado a Transporte Coletivo, e ainda a regularização da ribeira de Algés, no troço do final da Avenida dos Bombeiros Voluntários de Algés, de forma a minimizar os problemas sentidos naquela zona do Concelho.

Este imóvel tem um valor global de 1.700.000,00 € (um milhão e setecentos mil euros).

A proposta, aprovada em reunião de câmara, será ainda discutida em Assembleia Municipal.

notícia
Publicado ontem às 12:19
Município de Oeiras prepara estratégia para a ciência
O Município de Oeiras vai lançar uma Estratégia que interliga Ciência e Educação, posicionando Oeiras num concelho único em termos de capacitação científica e tecnológica.
Publicado 15/11/2018 às 11:43
Oeiras renova contrato de prestação de serviços com a Municípia
O executivo municipal de Oeiras deliberou adjudicar à MUNICIPIA, EM, SA a prestação de serviços nos domínios da geo-informação e tecnologia, a executar no triénio 2019-2021,
Publicado 13/11/2018 às 16:23
Aquisição da 'Casa do Casal' para equipamento social
A Câmara de Oeiras aprovou a aquisição de um prédio urbano com uma área total de 1.038,95 m2, denominada Casa do Casal, localizado na freguesia de Porto Salvo, pelo valor de 310 mil euros, para ali instalar um equipamento de apoio aos idosos.
Publicado 13/11/2018 às 14:35
Projeto “Pais felizes, Crianças felizes” em Oeiras
O Município de Oeiras vai apoiar a realização do projeto “Pais Felizes, Crianças Felizes”, promovido pela Associação Aldeias de Crianças SOS de Portugal.
  • 17 de novembro
  • Das 11h00 às 22h00
  • Festa de São Martinho em Algés
    No próximo dia 17 de novembro das 11h00 às 22h00 realiza-se em Algés a Festa de S. Martinho.
    Gratuito
    Câmara de Oeiras aprovou aquisição de terrenos da antiga Praça de Touros de Algés