Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 26/09/2018

Câmara de Oeiras aprovou aquisição de terrenos da antiga Praça de Touros de Algés


A Câmara Municipal de Oeiras aprovou a aquisição de terrenos da antiga Praça de Touros de Algés,  com vista à requalificação do espaço público, dando seguimento à linha estratégica do Município de uma regeneração urbana projetada para o futuro do território e, consequentemente, da comunidade.

Na sequência desta execução, decorrem ainda negociações para a aquisição de todos os edifícios degradados da Avenida dos Bombeiros Voluntários de Algés, cujo montante global é de 5 milhões de euros.


Oeiras tem seguido, desde há alguns anos, em vários locais do concelho, uma estratégia que abraça diversas realidades, nomeadamente a organização da rede urbana por forma a preservar e reforçar a identidade dos aglomerados urbanos, no sentido de evitar criar estrangulamentos às redes de infraestruturas e de equipamentos de serviço às populações e atividades e o reforço das infraestruturas rodoviárias e ferroviárias, criando mobilidade, bem como a qualificação do espaço público, consolidando assim uma rede de serviços urbanos, permitindo  a valorização do património cultural e paisagístico, como valor de fruição pela população e base de novas atividades económicas.

 

Neste âmbito, o Município, sentiu, desde pelo menos 2006, a necessidade de intervenção na Baixa de Algés, de modo faseado, no sentido de requalificar o espaço público, nomeadamente no que respeita à pedonalização de várias ruas, o reordenamento da circulação automóvel, melhoria do estacionamento, alterações de configuração – largura de passeios, pavimento e mobiliário urbano, procedendo ainda à reabilitação de edifícios degradados.


Isto porque a Baixa de Algés é uma região dinâmica e pujante, com grande vivacidade e intenso movimento de pessoas, dada a sua proximidade e acessibilidade a Lisboa, que se transformou numa área residencial de grande densidade, através de uma intensiva malha urbana, com intensidade comercial e serviços.

É nesta sequência que o Município, como meio de prossecução do interesse público, pretende adquirir o prédio urbano denominado “Praça de Touros”, com vista a requalificar o espaço público, permitindo o reordenamento da rede viária, a introdução de um canal dedicado a Transporte Coletivo, e ainda a regularização da ribeira de Algés, no troço do final da Avenida dos Bombeiros Voluntários de Algés, de forma a minimizar os problemas sentidos naquela zona do Concelho.

Este imóvel tem um valor global de 1.700.000,00 € (um milhão e setecentos mil euros).

A proposta, aprovada em reunião de câmara, será ainda discutida em Assembleia Municipal.

notícia
Publicado hoje às 16:40
Oeiras presta homenagem a Igrejas Caeiro
Francisco Igrejas Caeiro, um dos mais marcantes nomes da rádio, do teatro, do cinema e da televisão em Portugal, foi, uma vez mais, homenageado pela Câmara Municipal de Oeiras e a Fundação Marquês de Pombal, por ocasião do aniversário do seu falecimento.
Publicado ontem às 16:08
Renovada EB Sylvia Philips é inaugurada no dia 22 de fevereiro
O novo edifício, que vai acolher 125 crianças, vai ser inaugurado no próximo dia 22 de fevereiro (sexta-feira), às 10:00, pelo Presidente do Município, Isaltino Morais, na presença de alunos, professores e funcionários.
Publicado 13/02/2019 às 17:11
Presidente da Câmara Municipal de Oeiras em visita de trabalho
O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras realizou uma visita de trabalho à Freguesia de Barcarena, no dia 15 de fevereiro.
Publicado 13/02/2019 às 12:29
Município de Oeiras adere à Associação Nacional das Assembleias Municipais (ANAM)
A Assembleia Municipal de Oeiras aderiu à Associação Nacional das Assembleias Municipais (ANAM), pela importância desta associação na valorização do papel destes órgãos representativos dos municípios.
Publicado 12/02/2019 às 12:08
Oeiras promove a cidade cultural
O Município de Oeiras aprovou a atribuição de um apoio financeiro às associações culturais do concelho, com o objetivo de promover e reforçar as redes de cooperação e apoiar a inovação cultural.
Câmara de Oeiras aprovou aquisição de terrenos da antiga Praça de Touros de Algés