Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 22/02/2018 às 16:55

Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil em consulta pública. Participe.

​Já se encontra em consulta pública o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil (PMEPCO) apresentado à Comissão Municipal de Proteção Civil numa reunião presidida pelo presidente da Câmara no passado mês de fevereiro.

Estiveram também presentes nessa reunião as entidades que estão previstas no art.º 41º da Lei de Bases de Proteção Civil alterada pela Lei nº 80/2015 de 3 de agosto, e representantes de outras entidades convidadas, como as Infraestruturas de Portugal, Brisa, Carris, EPAL, Instituto do Mar e da Atmosfera, Forças Armadas, entre outras

O Plano apresenta-se como “um instrumento que define orientações relativamente ao modo de atuação dos vários organismos, serviços e estruturas a empenhar em operações de Proteção Civil, face a um acidente grave, catástrofe, ou outras ocorrências que, pela sua dimensão e/ou características, requeiram meios para o seu controlo, para além daqueles que já se encontram normalmente disponíveis”.

Ondas de calor, vagas de frio, tempestades, cheias, sismos, incêndios urbanos e nos polos administrativos e tecnológicos e incêndios florestais, foram alguns dos riscos identificados no âmbito do PMEPCO.

O PMEPCO foi elaborado para fazer face à generalidade dos eventos que possam originar situações de emergência no Município de Oeiras, com um intuito de se construir uma ferramenta de apoio às autoridades de Proteção Civil, com indicações sobre o modo de atuação e de listagem dos recursos disponíveis dos vários organismos, serviços e estruturas.

Este Plano é passível de atualização sempre que se justifique e será também utilizado em ações de prevenção e orientação para as mais variadas situações de emergência.

Dos objetivos apontados ao presente plano, constam:
·        Promover, através de uma resposta concertada das diversas entidades, as condições e os meios indispensáveis à minimização dos efeitos adversos de um acidente grave ou catástrofe
·        Definir as orientações relativamente ao modo de atuação dos vários organismos, serviços e estruturas a empenhar em operações de Proteção Civil
·        Coordenar e sistematizar ações de apoio, promovendo maior eficácia e rapidez de intervenção das entidades envolvidas
·        Inventariar os meios e recursos disponíveis para acorrer a um acidente grave ou catástrofe
·        Minimizar a perda de vidas e bens, atenuar ou limitar os efeitos de acidentes graves ou catástrofes e restabelecer, o mais rapidamente possível, a normalidade
·        Assegurar a criação de condições favoráveis ao empenhamento rápido, eficiente e coordenado de todos os meios
·        Habilitar as entidades envolvidas no plano a manterem o grau de preparação e de prontidão necessários à gestão de acidentes graves ou catástrofes
·        Promover a informação das populações através de ações de sensibilização

O plano vai estar em consulta pública no período compreendido entre 8 de março e 18 de abril e será levado à aprovação da CMPC em maio, entrando em vigor no primeiro dia útil seguinte ao da publicação em Diário da República da respetiva deliberação de aprovação, da responsabilidade da ANPC.

notícia
Publicado 21/09/2018 às 15:57
Nova vida para a casa Mira-Tejo
Trata-se de um edifício que integra, com outros dois edifícios municipais, o denominado conjunto Vila Shore. Ficam assim disponíveis mais cinco fogos destinados a arrendamento à população jovem.
Publicado 19/09/2018 às 16:49
Isaltino Morais abre seminário de cooperação internacional de cidades em Pequim
O presidente da Câmara Municipal de Oeiras abriu, como orador principal, o seminário internacional sobre geminações de cidades, subordinado ao tema "Desenvolvimento Urbano e Herança Cultural".
Publicado 18/09/2018 às 11:12
Prossegue reabilitação do Palácio do Marquês de Pombal
Decorrem os trabalhos de reabilitação do terraço sul, substituição de beirados e reconstrução de cimalhas do Palácio Marquês de Pombal.
Publicado 17/09/2018 às 15:30
Oeiras vai financiar obras na Creche e jardim de infância Nossa Senhora das Graças em Algés
A Câmara de Oeiras vai financiar obras de reabilitação do Jardim de Infância Nossa Senhora das Graças, uma Instituição Particular de Solidariedade Social - IPSS, sem fins lucrativos, em cerca de 175 mil euros.
Publicado 05/09/2018 às 10:35
Comic Con Portugal 2018: Conferência de Imprensa
A Conferência de Imprensa teve lugar, no passado dia 4, em Algés, na qual estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, o Diretor Geral da Comic Com Portugal, Paulo Rocha Cardoso e o Diretor de Operações, Pedro Cardoso.
Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil em consulta pública. Participe.