Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
Publicado 07/11/2017 às 12:02 | Atualizado 13/11/2017 às 10:32

No São Martinho, castanhas e... luzes de Natal!

A tradição do Dia de São Martinho é assar as castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior
 

​Em Oeiras, a celebração do São Martinho já tem duas festividades agendadas.

Na vila histórica de Oeiras a Câmara Municipal vai realizar a tradicional Festa de São Martinho, no dia 11 de novembro, no Largo 5 de Outubro (frente à Igreja Matriz). Em Linda-a-Velha, terá lugar a Festa da Castanha, nos 10, 11 e 12 de novembro, no Jardim das Amendoeiras no Palácio dos Aciprestes.

Na Festa de São Martinho (Oeiras) serão oferecidas à população cerca de três toneladas de castanhas assadas e promovida a venda de doçaria regional e bebidas. Este evento é organizado pela autarquia em parceria com a Associação de Comerciantes e Empresários de Oeiras e Amadora (ACECOA) e decorre entre as 11H00 e as 22H00.

Conforme já vem sendo habitual, às 18H30 serão acesas as iluminações de Natal nas ruas das vila e diversos fogareiros, para um maior conforto dos visitantes, numa verdadeira celebração das tradições e costumes alusivos a esta data.

Recorde-se que este evento decorre no âmbito das ações promovidas pela Câmara Municipal para a dinamização do Centro Histórico de Oeiras.

Em Linda-a-Velha, a Festa da Castanha decorrerá de 10 a 12 de novembro, sexta-feira e sábado, das 15H00 às 23H00 e no domingo, das 15H00 às 21H00, no Jardim das Amendoeiras no Palácio dos Aciprestes.

No primeiro dia, haverá castanhas gratuitas para os idosos das instituições locais, oferecidas pela União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo, organizadora do evento.

A edição deste ano da Festa da Castanha, de entrada livre, vai contar com vários pontos de venda com iguarias derivadas da castanha e produtos típicos do outono, o tradicional magusto, a exposição e venda de artesanato, bem como espetáculos musicais e animações itinerantes.

No São Martinho, castanhas e... luzes de Natal!