Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 28/07/2017 às 14:42

Inquérito à Mobilidade do INE: vamos mover esta ideia

Com o objetivo de conhecer os padrões de mobilidade diária da população residente nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, o Instituto Nacional de Estatística (INE) vai realizar, a partir do mês de outubro, o Inquérito à Mobilidade – IMob 2017.

Como nos deslocamos?

Quanto tempo demoramos?

Que distância percorremos?

Que custos temos?

 

O IMob 2017 visa dar resposta a estas e outras perguntas.

Tem como objetivos conhecer:

• Os padrões de mobilidade diária da população

• A opinião dos utilizadores de transporte individual ou coletivo

• As motivações que conduzem às opções de transporte

Este inquérito é apoiado pela Comissão Europeia/Eurostat, ocorrendo iniciativas similares noutros Estados-Membros, dada a crescente relevância desta temática no contexto das políticas de sustentabilidade ambiental dos transportes, a que se juntam as orientações do Livro Branco dos Transportes da Comissão Europeia.

A metodologia adotada prevê a recolha de dados junto dos residentes nas Áreas Metropolitanas, distribuindo-se a amostra de residências selecionadas pelos 35 municípios.

Para resposta ao inquérito estão previstas duas fases: numa primeira fase, a partir de 16 de outubro, o INE disponibiliza um formulário eletrónico no portal de estatísticas oficiais para autopreenchimento.

Numa segunda fase, e para obter também respostas de grupos populacionais que habitualmente não utilizam a internet, garantindo a representatividade estatística dos resultados, equipas de entrevistadores do INE, devidamente credenciados, irão efetuar entrevistas presenciais junto das residências selecionadas (de 30 de outubro a 17 de dezembro).

 

Responder ao INE é exercer uma cidadania ativa. A resposta ao INE é, simultaneamente, um direito e um dever de cidadania. Ao responder, cada cidadão 'conta' para a 'fotografia' do fenómeno sob observação. Essa fotografia só terá nitidez e rigor se puder contar com a sua resposta.

As estatísticas a disponibilizar pelo Inquérito à Mobilidade serão cruciais para a definição fundamentada de políticas e planeamento de infraestruturas e de serviços essenciais à população.

Se for contactado pelo INE, colabore!

A partir de 16 de outubro responda online. Se não lhe for possível, receba o entrevistador em sua casa. Peça sempre a identificação ao entrevistador. Em caso de dúvida telefone para o 800 207 698 - chamada gratuita (dias úteis das 9h30 às 18h00) e confirme a veracidade das informações que lhe foram transmitidas.

Mais informações aqui.

 

 

notícia
Publicado 18/06/2018 às 16:26
Obras na Rua Sacadura Cabral - Alternativa de circulação
O COMBUS passará a circular entre o final do Alto de Santa Catarina até ao Aquário Vasco da Gama, via Rua Joseph Black, sem qualquer paragem intermédia.
Publicado 06/06/2018 às 15:06
O Combus está de volta
Este serviço tem por objetivo colmatar lacunas dos oeirenses relativamente à rede de transportes públicos existente.
Publicado 05/06/2018 às 15:00
Obras de reparação no Passeio Marítimo
A Câmara Municipal de Oeiras deu início às obras de reparação dos danos provocados pelas intempéries.
Publicado 04/06/2018 às 12:50
Reformulação da Avenida Sacadura Cabral - Cruz Quebrada
​No âmbito da reformulação da Rua Sacadura Cabral na Cruz Quebrada, haverá um condicionamento de trânsito, por 3 fases, a partir de 4 de junho e com duração prevista de 180 dias.
Publicado 10/05/2018 às 11:35
1º Eco Rally em Portugal terá lugar em Oeiras
Foi no dia 9 de maio assinado o protocolo entre o Município de Oeiras, o Classic Club e a Federação Portuguesa de Automobilismo Karting, com vista à realização do primeiro Eco Rally de viaturas elétricas e energias alternativas.
Inquérito à Mobilidade do INE: vamos mover esta ideia