Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
Publicado 13/11/2017 às 12:18

Oeiras com poder de compra acima da média metropolitana

​Oeiras é, a par de Lisboa, um dos dois únicos municípios da Área Metropolitana de Lisboa com um índice de poder de compra superior à média metropolitana, segundo dados do Estudo sobre o Poder de Compra Concelhio 2015 recentemente revelado pelo Instituto Nacional de Estatística.

Em 2015, o poder de compra per capita situava-se assim acima da média nacional em apenas 33 dos 308 municípios portugueses, com os valores de Indicador per Capita do poder de compra mais elevados a verificarem-se nos territórios metropolitanos de Lisboa e do Porto. O município de Lisboa apresentava mesmo o indicador mais elevado (214,54), sendo o único município a mais do que duplicar o índice nacional.

Nas 14 primeiras posições encontravam-se ainda mais três municípios da Área Metropolitana de Lisboa: Oeiras (157,08), Cascais (122,72) e Alcochete (118,25).

Ao nível municipal, Lisboa destacava-se no contexto nacional ao representar 10% do poder de compra total. Em 2015, apenas mais 22 municípios concentravam individualmente mais de 1% do poder de compra nacional. Trata-se de municípios integrados nas áreas metropolitanas de Lisboa – incluindo Oeiras – e do Porto.

No outro extremo estão os municípios com um poder de compra abaixo da média nacional, que são nove dos 18, com destaque para a Moita, o único município desta região com um poder de compra manifestado inferior a 90% da média nacional.

De assinalar que o Estudo sobre o Poder de Compra Concelhio caracteriza os municípios portugueses sob o ponto de vista do poder de compra, a partir de um conjunto de indicadores resultantes de um modelo de análise fatorial: o Indicador per Capita de poder de compra, a Percentagem de Poder de Compra e o Fator Dinamismo Relativo.

Oeiras com poder de compra acima da média metropolitana