Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
Publicado 16/08/2017 às 15:16 | Atualizado 16/08/2017 às 17:05

Centros históricos com vida

Oeiras tem procurado promover a atratividade e a notoriedade dos seus centros históricos
 

Tendo em vista a requalificação do espaço e a possibilidade de uma vivência mais abrangente, a Câmara Municipal de Oeiras promoveu, durante o mês de junho, obras de melhoramento no Largo das Alcáçovas, em Paço de Arcos.

Os trabalhos permitiram demolir os muros de suportes que criavam barreiras arquitetónicas muito rígidas, a par da reconfiguração da plataforma pedonal existente, criando uma escadaria que 'abriu' o espaço e assegura o acesso direto à entrada lateral do Hotel Vila Galé, através da Rua Costa Pinto.

Face à dignidade da envolvente edificada e do espaço público que se pretende de qualidade, desenhou-se uma escadaria regular, articulada segundo dois eixos, executada em pedra calcária maciça, com desenho confortável, redefinindo uma plataforma superior que possibilita a utilização da mesma como área de estada e/ou esplanada.

A obra foi apropriada pela população de forma espontânea logo após ter sido concluída, durante a Mostra Gastronómica de Paço de Arcos, cuja oitava edição se realizou de 23 a 25 de junho, na Rua Costa Pinto.

No evento estiveram este ano representados os restaurantes Pátio Antico, Casa Galega, Os Arcos, Casa da Dízima, Fornos do Padeiro, Comida Goesa, A Taberna 106, Momentos no Paço e Pastelaria Oceânia. Marcaram ainda presença a Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos e a gelataria Dom Pavilli. Houve ainda um espaço de venda de bebidas sob responsabilidade da Associação Comercial e Empresarial dos Concelhos de Oeiras e Amadora (ACECOA), colaboradora na realização deste evento.

Recorde-se que a Mostra Gastronómica pretende promover a atratividade e a notoriedade do Centro Histórico de Paço de Arcos, a salvaguarda do património e, fundamentalmente dinamizar o comércio local, através da divulgação da restauração de excelência que ali apresenta para degustação as suas especialidades e doçaria local.

De assinalar que o Município de Oeiras tem vindo a promover diversos eventos nas zonas históricas, no âmbito das ações de requalificação dos Centros Históricos de Oeiras, Paço de Arcos, Carnaxide e da Baixa de Algés, como forma de dar a conhecer o seu património e sensibilizar a população para a sua salvaguarda. Destaque para a Mostra Gastronómica de Paço de Arcos, o Passeio de Automóveis Antigos e o Magusto na Vila de Oeiras, por ocasião do dia de São Martinho.

No coração da vila de Oeiras, o Pátio 7 de Junho foi recuperado em 2003 pelo Município, com a reabilitação de uma habitação arrendada, do espaço onde se realiza o atendimento ao público do Gabinete Técnico Local e de um espaço comercial com esplanada.

Desta forma, o antigo pátio interior foi aberto para a rua, permitindo a criação de um novo espaço público de estadia e lazer.

No âmbito das ações de dinamização do comércio local, a Câmara Municipal atribuiu agora a nova concessão do espaço à Padaria Spica, na sequência de concurso público, tendo valorizado a sua proposta pela experiência comprovada da padaria existente no centro histórico de Paço de Arcos.

A obra, executada pela concessionária, incluiu a reformulação do interior para uma padaria com fabrico próprio e serviço de esplanada. Através da implementação de uma plataforma em deck de madeira, foram criadas condições para permitir o acesso a pessoas com mobilidade reduzida. Desta forma, promove-se a dinamização do comércio e do espaço público do centro histórico de Oeiras.

CS214837.jpg 

Centros históricos com vida