Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 17/04/2018 às 15:24

Centro de Saúde de Barcarena inaugurado no Dia da Liberdade

​Oeiras fechou compromisso de criação de quatro novos centros de saúde e entra num novo ciclo de desenvolvimento com a construção de mais dois equipamentos

 

O dia 25 de abril foi o escolhido para assinalar a conclusão da obra de construção do edifício do novo Centro de Saúde de Barcarena, na antiga Quinta das Lindas. A cerimónia de inauguração contou com as presenças do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.

“Este momento é o culminar de um compromisso assumido em 2006 com o Ministério da Saúde para a construção de quatro novos centros de saúde, em Paço de Arcos, Algés, Carnaxide e, agora, por fim, Barcarena. Todos eles estão finalmente concluídos e foram todos financiados, total ou parcialmente, pela Câmara de Oeiras que, ao todo, gastou cerca de seis milhões de euros neste conjunto de equipamentos”, sublinhou Isaltino Morais.

Na presença do Ministro da Saúde, as duas entidades celebraram ainda um Memorando de Entendimento para a construção de duas novas unidades de saúde familiar, uma extensão em Paço de Arcos e um novo edifício em Porto Salvo, reforçando-se a estratégia do Município para um novo ciclo de desenvolvimento.

No Centro de Saúde de Barcarena serão servidos 10.000 utentes. O equipamento terá as valências de Medicina Geral e Familiar, de Vacinação, de Tratamentos/Outras atividades, Sala de Inaloterapia e Sala de Internos/Sala de formação/Documentação.

O projeto, da responsabilidade do Município de Oeiras, consistiu na construção de um novo edifício (com 1 piso e uma cave técnica), tendo-se preservado a casa da antiga Quinta das Lindas, pela sua qualidade arquitetónica.

O valor da empreitada foi de € 1.038.800,00 (C/IVA), tendo a ARSLVT comparticipado com 50% desse valor e os restantes 50% foram suportados por candidatura ganha pelo Município no programa 2020 (Operação LISBOA-06-4842-FEDER-000005- CNT-007625 - Centro de Saúde de Barcarena). Refira-se que ao montante da empreitada foi acrescido o valor de trabalhos de suprimento de erros e omissões, no montante de € 19.482,09 (c/IVA), suportado na totalidade pela autarquia, a qual também cedeu o terreno, no valor de cerca de 650 mil euros. O valor total de investimento foi de 1 milhão e 900 mil euros.

O funcionamento da nova unidade arranca a 30 de abril e o horário será das 8.00h. às 18.00h.

Para a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) “o novo edifício vai melhorar a acessibilidade e a qualidade de prestação dos cuidados de saúde”.

De acordo com a ARSLVT, a equipa que vai dar origem à USF da Quinta das Lindas será inicialmente composta por cinco médicos, cinco enfermeiros e três assistentes técnicos.

“Dadas as características do novo edifício, haverá capacidade para aumentar o número de profissionais de acordo com as necessidades”, acrescenta.

A freguesia de Barcarena tem uma população que ronda os 13.900 habitantes, dos quais 9.603 estão inscritos na atual UCSP de Barcarena.

Por sua vez, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Lisboa Ocidental e Oeiras possui um total de 274.094 utentes inscritos e presta cuidados de saúde à União de freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias; União das freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo; União de freguesias de Carnaxide Queijas; Freguesias de Barcarena, Belém, Ajuda, Alcântara, Campo de Ourique (Sto. Condestável).

 

CMO-7725.jpg 


 

CS233097.jpg
 

centrosaude2.gif 

 

 


 

notícia
Publicado 09/08/2018 às 12:38
Nova vida para o Rossio de Porto Salvo
Porto Salvo vai beneficiar de um programa de investimento de 10 milhões de euros, que integra melhorias na área da saúde, cultura, e espaços comerciais.
Publicado 08/08/2018 às 15:34
Limpeza de plantas infestantes
Para fazer face ao crescimento de plantas infestantes em passeios, caldeiras e áreas livres está a ser diligenciada uma campanha de deservagem e limpeza.
  • 19 de setembro
  • Às 18h00
  • "Entender Autismo"
    Sessão de perguntas e respostas onde se irá explicar o autismo, as suas possíveis causas e as áreas a dar prioridade no desenvolvimento da criança.
    Gratuito
    Publicado 03/08/2018 às 11:11
    Praias de Oeiras mais seguras com drone salva-vidas
    A iniciativa faz parte do projeto “Praias – Vigilância e Socorro” e visa promover uma resposta mais rápida e eficaz a ocorrências em que a celeridade da intervenção é fundamental para a diminuição dos riscos a elas associados.
    Publicado 01/08/2018 às 15:29
    Oeiras reforça corpo de bombeiros do município
    A iniciativa visa dar uma resposta mais rápida e eficaz a ocorrências em que a celeridade da intervenção é fundamental para a diminuição dos riscos a elas associados.
    Centro de Saúde de Barcarena inaugurado no Dia da Liberdade